Visualização 3D aplicada à análise molecular de doenças genéticas e de interações fármaco-receptor

Apresentação:

O curso visa capacitar o aluno no emprego de programas de visualização tridimensional (3D) para a análise de alterações conformacionais em proteínas diretamente relacionadas com doenças genéticas. Além disso, será exercitada a análise 3D de interações fármaco-receptor com vistas ao planejamento e desenvolvimento de novos fármacos.

Objetivo:

  • Discutir doenças genéticas com base nas alterações conformacionais que ocorrem nas proteínas envolvidas.
  • Capacitar o aluno na análise molecular sobre como mutações afetam a estrutura de proteínas e  sua relação com diferentes desordens.
  • Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre a representação de estruturas químicas em 2D e 3D.
  • Estudar a forma de interação de fármacos selecionados com seus respectivos receptores.
  • Discutir casos de sucesso da descoberta e desenvolvimento de fármacos orientados pela análise 3D da interação ligante-receptor.

Público-alvo

Alunos e profissionais das áreas de Farmácia, Biomedicina, Química e Ciências Biológicas.

Conteúdo Programático:

Capítulo 1

  • Apresentação da disciplina
  • Teórica. Estrutura de proteínas: níveis hierárquicos, dobramento, estrutura nativa, motivos de proteínas. Métodos experimentais de determinação da estrutura tridimensional (3D) de macromoléculas biológicas: cristalografia de raios-X, RMN, limitações.

Capítulo 2

  • Prática. visualização de estruturas de proteínas e computação de propriedades estruturais. Ferramentas encontradas na Web. Visualização e classificação.  Alinhamento estrutural. Análise estrutural: cálculo de propriedades físico-químicas

Capítulo 3

  • Prática. Estudo de doenças genéticas através de visualização 3D: fibrose cística, intolerância à lactose, galactosemia, doença de Gaucher, hemofilia, doença de  Lou Gehrig, fenilcetonúria, doença de Tay-Sachs, anemia falciforme.

Capítulo 4

  • Prática. Visualização de estruturas de complexos fármaco-receptor. Classes: fármacos antilipêmicos, anti-inflamatórios, antivirais e antirretrovirais, antibacterianos.  

Pré-requisito:

Trazer Notebook

Ministrante:

Prof. Hermes Luís Neubauer de Amorim - Possui graduação em Química pela Universidade Luterana do Brasil (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto do Curso de Química e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada, modalidade Mestrado Profissional, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Modelagem Molecular, Quimioinformática e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: bioinformática, simulação por dinâmica molecular, relações estrutura-função de macromoléculas biológicas, toxicologia in silico, descoberta e planejamento agentes terapêuticos.

Modalidade Presencial
Carga Horária 26 horas
Período De 20/03/2020 a 25/04/2020
Horário Sextas-feiras 20/03 e 24/04/2020: das 14h às 17h30min das 18h30min 22h e nos Sábados 21/03 e 25/04/2020: das 09h às 12h30min e das 13h30min às 16h.
Inscrições De 01/11/2019 a 18/03/2020
Vagas 20
Local à definir
Investimento Forma de pagamento
Inscreva-se agora
ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: