Docagem molecular e triagem virtual no contexto da descoberta e desenvolvimento de fármacos

Apresentação:

O objetivo do curso visa capacitar o aluno no emprego de programas de docagem molecular para o estudo da interação entre moléculas bioativas e potenciais alvos farmacológicos. O aluno também aprenderá técnicas de triagem in silico de bibliotecas de ligantes, utilizadas na descoberta de novos fármacos.

Objetivo:

  • Exercitar o uso de programas de docagem molecular para a previsão da interação ligante-receptor, avaliando os tipos de interação e a afinidade de ligação.
  • Capacitar o aluno no uso da triagem virtual para a seleção dos melhores ligantes para um dado alvo farmacológico.
  • Orientar e discutir as melhores formas de interpretação dos resultados das técnicas utilizadas.
  • Apresentar casos de sucesso na descoberta e desenvolvimento de fármacos orientados pelo uso de técnicas computacionais.
  • Discutir as vantagens e limitações das técnicas utilizadas.          

Público-alvo

Alunos e profissionais das áreas de Farmácia, Biomedicina, Química e Ciências Biológicas.

Conteúdo Programático:

Capítulo 1

  • Apresentação do curso
  • Teórica. Teoria da docagem molecular, exemplos de aplicações.

Capítulo 2

  • Prática. Edição e otimização de estruturas de ligantes. Docagem molecular: parametrização de ligantes e receptores. Interpretação dos resultados.

Capítulo 3

  • Terórico-Prática. As bases da triagem virtual. Obtenção e criação de bibliotecas de ligantes. Padronização. Seleção de estruturas drug-like em bibliotecas de ligantes. Triagem virtual no contexto PAINS: Pan Assay INterference compoundS

Capítulo 4

  • Prática. Triagem virtual usando o banco de dados de moléculas aprovadas pelo FDA. Discussão dos resultados e comparação com estudos publicados.  

Pré-requisito:

Ter realizado o curso "Visualização 3D aplicada à análise molecular de doenças genéticas e de interações fármaco-receptor" (Será fornecido video aula do curso, para que os alunos tenham embasamento teórico). Obs: exceto que o candidato já possua conhecimento prévio.

Trazer Notebook 

Ministrante:

Prof. Hermes Luís Neubauer de Amorim - Possui graduação em Quimica pela Universidade Luterana do Brasil (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto do Curso de Química e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada, modalidade Mestrado Profissional, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Modelagem Molecular, Quimioinformática e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: bioinformática, simulação por dinâmica molecular, relações estrutura-função de macromoléculas biológicas, toxicologia in silico, descoberta e planejamento agentes terapêuticos.

Mais vantagens para você

  • Upgrade para o seu currículo com a qualidade Ulbra
  • Educação continuada na sua formação
  • Temáticas relacionadas à estrutura curricular dos cursos
*Consulte todas as condições com a extensão. Ao solicitar a emissão do certificado poderá ser cobrada uma taxa adicional.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?