Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - 8ª Edição!

Apresentação:

Justifica-se o presente Curso de Extensão -- Capacitação de Tradução e Interpretação de Libras, tendo como objetivo capacitar profissionais que possam intermediar a comunicação entre surdos e ouvinte e vice versa de maneira a cumprir a lei da acessibilidade linguística da comunidade Surda. Em consonância com a Lei Federal 10.436, de 24.04.02 que dispõe sobre a oficialização da Libras e dá outras providências, a lei nº 11.405, de 31.12.99 do Estado do Rio Grande do Sul que dispõe sobre a oficialização da Libras -- Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências, a portaria federal nº 1.679 de 02.12.99 que dispõe sobre requisitos de acessibilidade de surdos e Decreto Nº 5.626, de 22 DE Dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Objetivos:

  • Proporcionar um momento reflexivo na busca da instrumentalização, técnicas e estratégias para atuarem como tradutores/intérprete da língua de sinais-Libras para atenderem a comunidade surda em diferentes contextos sociais, onde se faz necessário a presença deste.
  • Desenvolver profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho através da prática do processo tradutório em todo o espaço que se fizer necessário.
  • Praticar situações de inter-relações de sujeitos surdos em diferentes contextos sociais através do estágio obrigatório para o recebimento da certificação e conclusão do curso.
  • Oferecer a capacitação em tradução e interpretação de Libras favorecendo a comunidade surda proporcionando a comunicação entre surdos e ouvintes.

Público-alvo:

Esse curso é destinado para quem já conhece libras e já tenha feito curso de libras intermediário ou avançado.

Pré-requisito

Conhecimento em Libras, nível intermediário ou avançado.

Conteúdo programático:

  • LIBRAS I - Introdução-25 horas
  • Línguas de Sinais e Língua Brasileira de Sinais: Aspectos Gerais - 20h--
  • Identidade surda na perspectiva dos estudos culturais 20h
  • LIBRAS II e configuração de mãos - Prática - 25 horas
  • LIBRAS III - Linguística -25 horas
  • LIBRAS IV -25 horas Vocabulário Específico em LIBRAS- Saúde -- 15 horas
  • Técnicas de Tradução e Interpretação - 25h
  • Tópicos Gerais sobre o trabalho do Tradutor /Intérprete de LIBRAS em Acessibilidade - 15h História e Aspectos Legais da Líbras - 15h
  • Linguística Geral - 25h
  • Vocabulário Específico em LIBRAS- Ciências Sociais e Educação - 15h
  • Linguística de LIBRAS - 25h
  • Prática em Tradução/Interpretação - 25h
  • Metodologia do Ensino Superior - 20h
  • Estágio 70 h
  • Relatório e Seminário - 10 h

Ministrantes:

Profª Vânia Rosa da Silva - Mestranda, Especialista na Educação Inclusiva, Especialista na Educação de Surdos, Especialista na Educação Especial, Graduação em Pedagogia pela ULBRA multiplicadora de Surdocegueira, capacitação em AEE. Atualmente é empresária administrativa pela empresa Vania Rosa da Silva Cia Ltda, prestando assessoria a empresas que têm surdos no seu quadro funcional e deficientes em geral; Intérprete e professora de Libras com certificação em PROLIBRAS / MEC no ensino superior, Professora de Libras na Faculdades Sogipa, coordenadora, supervisora e professora do curso de extensão de tradução e interpretação de Libras.

Profº André Luis da Silva - Possui graduação em Letras/Libras- Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente em fase de Conclusão de Curso de Pós Graduação em docência de Libras. É professor de Libras de Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado ( CEMAEE) em Alvorada RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: língua brasileira de sinais, inclusão social, educação de surdos e cultura surda.

Profº Fábio Baldo Alberton - Professor de Libras na Unidade de Ensino Especial Concórdia (ULBRA) e Docente de Libras na ULBRA/Gravataí e Guaíba. Especialista em Libras pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle (2007). Tem experiência na área de Libras, Estudos Surdos e Educação para Surdos.

Profº Joel Almeida da Silva - Possui curso-técnico-profissionalizante de técnico contábil no ensino-médio. Atuou com Contrato na Universidade Federal do Pampa ministrando Libras. Instrutor de Libras na faculdade Sogipa. Certificação PROLIBRAS para o ensino de LIbras

Profª Ellery Johnson de Oliveira Sabino  - Professor de Libras na Empresa - MEI - Micro Empreender Individual - Canoas Professor de Libras no Curso Idiomas Four em Canoas e na Faculdade Sogipa.

Profª Juliana Atelvina Reinheimer - Licenciado em Pedagogia - Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - ULBRA/2006 Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em EDUCAÇÃO PARA SURDOS - ULBRA/2008 Educação Especial Surdez - UNILASALLE/2006 Proficiência em LIBRAS na categoria Usuários da LIBRAS, surdos, com escolaridade de nível superior - UFSC/2007 Estudos Surdos: LÍNGUA, CULTURA E IDENTIDADE - ULBRA/2003 Língua Brasileira de Sinais - Instrutor Básico - FENEIS/RS -- 2000

Profº Luciano da Silva Abreu - Possui graduação em matemática pela Universidade Luterana do Brasil /RS (2006) e Pós-graduação em inclusão pela Universidade Castelo Branco/RJ (2007). Atualmente desenvolve suas atividades profissionais no CESUCA - Faculdade Ined - em Cachoeirinha, e na FADERS - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul em Porto Alegre. Áreas de Atuação: Docência da Libras para surdos e ouvintes, Educação inclusiva para Surdos e ouvintes,;Confecção de material didático para surdos e ouvintes, Capacitação de ouvintes nos cursos de Libras.

Profª Carla Simone Correa Freitas - Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2012), Especialista emEducação Diversidade e Inclusão UCDB(2015) E Pós Graduada em  libras-UNIASSELVI(2018) e Certificada pelo PROLIBRAS-MEC(2007). Atua como Tradutora Intérprete de Libras e Coordena a Equipe de Intérpretes de Libras da Empresa +Acessível da Rede Laureate International Universites- Núcleo de Apoio aos Discentes-NAD e FADERGS - Nades. Fez parte por 3 anos do quadro de intérprete de Libras do CESUCA -Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha/ FCG. Durante 10 anos atuou como Coordenadora e Tradutora Intérprete de Libras no Setor de Acessibilidade da ULBRA - Canoas. Foi docente no Curso de Pós Graduação de Tradutor Intérprete de Libras SEG - Sistema Educacional Galileu- Polo Porto Alegre. Coordenadora da Empresa + Acessível que oferece serviços de tradução e interpretação em Libras e outros serviços priorizando a Acessibilidade Universal. Atualmente é tradutora Interprete de Libras da Empresa Phenix Soluções no IFRS Campus Restinga/POA.

Profº Ruan Mateus de Carvalho - Pós-graduado em Libras e graduado em Filosofia. Concluindo Segunda Licenciatura em Letras. Conhecimento nas áreas de Língua de Sinais, Letras e Filosofia.

Profª Simone Chimini -

* Curso válido como atividades complementares.

Modalidade Presencial
Carga Horária 400 horas
Período De 20/06/2020 a 29/05/2021
Horário Sábados das 08h30min às 12h e das 13h às 17h30min.
Inscrições De 07/02/2020 a 02/04/2020
Vagas 30
Local à definir
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma

Galeria de Fotos

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: