Cuidando de Pessoas com Deficiência - PRORROGADO

Apresentação: A universidade Luterana do Brasil, velendo-se de sua experiência na área da acessibilidade e da atenção às pessoas com deficiência, oferece uma capacitação que permitirá ampliação das discussões acerca destes assuntos, de modo a preparar pessoas que tenham interesse nesta área, mesmo que ainda não tenha um conhecimento profundo sobre o tema.

Objetivos: Possibilitar o conhecimento e compreensão da temática da deficiência no contexto humano-social. Capacitar agentes e voluntários para o trabalho com pessoas com deficiência e suas famílias. Socializar o conhecimento e experiências das diferentes áreas do saber no que se refere ao trabalho junto a pessoas com deficiência.

Público-alvo: Cuidadores, voluntários religiosos e demais interessados com a atenção a pessoas com deficiência.

Conteúdo Programático

  • O contexto sócio histórico das pessoas com deficiência.
  • Pessoas com deficiência nos dias de hoje:exclusão versus integração social.
  • Aspectos legais e políticas públicas de proteção às pessoas com deficiência.
  • Abordagens teológicas sobre as pessoas com deficiência.
  • O cuidado com familiares e cuidadores de pessoas com deficiência.
  • A sexualidade das pessoas com deficiência.
  • Sensibilização de equipes para o convívio com pessoas com deficiência.
  • O envolvimento de jovens em atividades voltadas a pessoas com deficiência.
  • Relacionamento e cooperação com entidades voltadas a pessoas com deficiência.
  • Vivência junto a projetos comunitários da Ulbra,voltados a pessoas com deficiência.

 Ministrantes:

Profª Rosilene Moraes Diehl - Possui graduação em Educação Física pelo Instituto Poro Alegre - IPA (1990), especialização em Educação Física Adaptada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1995), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1998) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Atualmente é professora adjunta na Faculdade SOGIPA de Educação Física e professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Coordena o Centro de Atividade Motora Adaptada - CEAMA, na ULBRA e é autora do livro "Jogando com as diferenças" (2006 e 2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoas com deficiência, educação física adaptada, aprendizagem e desenvolvimento motor.

Prof. Ivan Antônio Basegio - Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (1998) e mestrado em Ciencias Aplicadas a la Actividad Fisica y el Depo - Universidad de Córdoba, UCO, Espanha (2010). Atualmente é Coordenador Pedagógico do Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade CEIA da Prefeitura de Canoas/RS. Coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional - CIEPRE e do Projeto de Extensão Recreação e o Esporte na Perspectiva da Educação Inclusiva da Universidade Luterana do Brasil. Professor dos Cursos Graduação em Educação Física e Pedagogia - EAD e Coordenador do Curso de Especialização em Psicomotricidade da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA. Professor pesquisador do Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola/SECADI/MEC/UFPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade relacional, educação inclusiva, lúdico, psicomotricidade e inclusão.

Profª Maria Suzete Müller Lopes - Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1980), especialização em Metodologia do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1985) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006). Atualmente é ASSISTENTE SOCIAL do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1ª Secretária do CRESS 10ª Região do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social.

Prof. Mario Sonntag - Bacharelado em Teologia (Seminário Concórdia, Brasil); Especialização em Assistência Espiritual Hospitalar (Houston/USA); Especialização em Cuidados Paliativos (Buenos Aires/Argentina); Mestrado em Aconselhamento Pastoral (Saint Louis/USA); Capacitação em atendimento espiritual a pessoas com deficiência (Bethesda Lutheran Communities/USA).

Profª Mara Lúcia Salazar Machado - Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil e da Faculdade de Ciências e Letras de Osório. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora. 

Modalidade Presencial
Carga Horária 40 horas
Período De 20/08/2016 a 28/09/2016
Horário AGUARDE NOVAS DATAS!!!!
Inscrições De 13/01/2016 a 19/08/2016
Vagas 40
Local A definir
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma

Galeria de Fotos

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: