Acolhimento Lilás

O projeto de extensão Acolhimento Lilás viabiliza a materialização das Diretrizes Nacionais Curriculares com base nas ações educativas sobre temáticas que envolvam saúde, cidadania, justiça social, combate às múltiplas formas de violência, entre outros, na periferia de Canoas. Através desse projeto, realizamos a mobilização com as escolas, como o Colégio Jussara Maria Polidoro e a Escola Paulo Freire, contemplados em 2018, ambos situados no bairro Guajuviras, além de Associações de Bairro, como a Comtel. Nesses espaços, são promovidas rodas de conversa e oficinas voltadas ao esclarecimento sobre as múltiplas formas de violência, em especial aquelas que acometem meninas, jovens e mulheres. Essas intervenções descentralizadas se justificam frente ao acentuado número de casos divulgados na mídia e também pela necessidade de formação de recursos humanos para atuação intersetorial nos equipamentos da rede de serviços previstos em lei. Busca-se, com isso, favorecer espaços de reflexão e crítica sobre a violação de direitos humanos de meninas, jovens e mulheres e, ainda, capacitar as(os) alunas(os) participantes no enfrentamento dessa questão social. Nesse sentido, a abordagem desses temas vem ocorrendo de forma lúdica e interativa com a população desses territórios. Essas abordagens coletivas ocorrem de forma lúdica e interativa, sendo ofertadas nas escolas, nos turnos da tarde e noite, com periodicidade mensal, respeitando os interesses do Corpo Diretivo desses espaços escolares, e no Lar da Solidariedade Comtel, contemplando o grupo de mulheres adultas e idosas uma vez ao mês no turno da tarde, oscilando entre terça e quarta-feira. Os dados e os relatos provenientes dessas abordagens coletivas demonstram que, embora o Brasil tenha avançado nos marcos legais no campo de respostas estatais ao problema, ainda fazem-se necessárias ações concretas e efetivas para a coibição da violência. Isso desvela a importância dessas intervenções por meio dessas parcerias interinstitucionais que favoreçam o acesso à população sobre os seus direitos e possibilita aos alunos participantes tais vivências para além dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Todas essas ações programáticas envolvem registro fotográfico, assinatura de lista de presença contendo a autorização de uso de imagem e o respectivo registro de ata.

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