Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Atendimento Clínico para Equinos de Proprietários de Baixa Renda

Atendimento Clínico para Equinos de Proprietários de Baixa Renda

O curso de Medicina Veterinária e o Hospital Veterinário, localizado no campus da Ulbra Canoas, desenvolvem o projeto Atendimento Clínico para Equinos de Proprietários de Baixa Renda, que possibilita aos proprietários de cavalos a realização de consultas e exames. O projeto é destinado a proprietários com renda de até R$600,00, e já atendeu mais de 1.500 equinos, desde a sua criação em 1999.

Os atendimentos são realizados duas vezes por semana, entre 18h e 22h, por grupos de 20 a 30 acadêmicos e residentes, acompanhados de um professor. Para os alunos, o projeto representa uma oportunidade ímpar de contato com uma realidade social muitas vezes desconhecida para eles, e totalmente dependente de uma espécie animal. É também uma oportunidade de conviver com proprietários de baixa renda, havendo necessidade de se adequar desde a linguagem até os tratamentos prescritos.

Os equinos são utilizados para trabalho, no transporte de pessoas e cargas. Para que esses animais possam desempenhar bem a sua função, e tenham uma boa qualidade de vida, é necessário que sejam tomados alguns cuidados básicos. Visitas regulares ao veterinário e a orientação quanto ao manejo geral e sanitário podem garantir uma vida melhor para o cavalo, permitindo que ele garanta o sustento de um grande número de famílias. Além disso, é possível evitar gastos com medicamentos desnecessários e o risco de tratamentos errados.

Na Clínica de Equinos também são realizados tratamentos preventivos contra lesões traumáticas e doenças infecciosas. Informações sobre agendamento de triagens, horários e valores podem ser obtidas pelo telefone (51) 3477.9212 ou hospitalveterinario@ulbra.br.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: