Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Conquistando Saúde: atendimento odontológico de pessoas com deficiência

Conquistando Saúde: atendimento odontológico de pessoas com deficiência

As atividades do projeto de extensão Conquistando Saúde: atendimento odontológico de pessoas com deficiência tem como principais objetivos: possibilitar o atendimento odontológico às pessoas com deficiência e proporcionar oportunidade de crescimento profissional e pessoal aos acadêmicos do curso de Odontologia.

A metodologia utilizada no projeto contempla visitas a entidades parceiras que trabalham especificamente com indivíduos com deficiência, e estas oferecem aos alunos a oportunidade de conhecer realidades diferentes daquela encontrada dentro da universidade. Essas atividades ocorrem durante o semestre em dias e horários pré-determinados. Nessas visitas, os alunos desenvolvem programas preventivos de orientação de escovação e aplicações tópicas de flúor. Além das visitas, o projeto promove o atendimento odontológico integral de pessoas com deficiências que ocorre no ambulatório do curso de Odontologia nas quintas-feiras, no turno vespertino (17h30min às 19h30min).

O público-alvo do projeto são crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiências. Os resultados obtidos no ano de 2018 demonstram que tanto acadêmicos quanto pacientes se beneficiam com o projeto. Foram realizados em torno de 200 atendimentos dentro do ambulatório do curso de Odontologia e mais de 100 crianças foram beneficiadas com atividades de promoção de saúde na entidade parceira.

Deste modo, os 24 acadêmicos voluntários do ano de 2018 tiveram oportunidade de desenvolver suas habilidades para esse tipo de atendimento. Sendo assim, o projeto se justifica, pois recebemos pacientes de todo o estado e temos ainda uma lista de espera para atendimento, pois a falta de acesso desta população ao atendimento odontológico é muito grande.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: