Dança na Terceira Idade

O projeto Dança na Terceira Idade integra o Projeto Comunitário da Ulbrati, inserindo o público-alvo em uma caminhada artística e cultural, com o objetivo de propiciar a saúde e o bem-estar dos idosos, ampliando as possibilidades de prática, apreciação e criação em dança. O projeto proporciona aos acadêmicos do curso de Dança ou áreas afins elaborar composições coreográficas adequadas às diferentes situações elencadas ao longo do ano; ministrar aulas de Dança, levando em consideração os princípios da arte-educação e características físicas e desenvolvimentais da população de idosos envolvida; analisar as produções artísticas e metodológicas das aulas de Dança, refletindo sobre o processo, reavaliando os objetivos e divulgando os resultados em eventos pertinentes.

A metodologia de trabalho consiste em aulas que propiciem a expressão corporal, a percepção das potencialidades de cada um, a criação de movimentações e coreografias coletivamente, a apreciação e pesquisa de culturas da dança, além de ensaios e apresentações em diferentes localidades, ampliando o círculo e papel social dos envolvidos. O público-alvo compreende os idosos e idosas participantes do projeto Ulbrati; as aulas realizam-se nas quintas-feiras nas dependências do prédio 55 da Ulbra Canoas, no horário das 14h às 15h, para o grupo que participa sem a intenção de apresentação, e das 15h às 16h, para o grupo de Dança. Ao longo de 2018, o projeto Dança na Terceira Idade realizou em torno de 10 apresentações, nas dependências da Universidade em Canoas e no Encontro da Terceira Idade em Tramandaí.

As coreografias propostas se inspiraram na Tradição Gaúcha, utilizando indumentárias e artefatos característicos. Atendeu em torno de 50 idosos nos dois grupos. Para os acadêmicos envolvidos a experiência foi de extrema importância, pois integraliza as competências propostas no Plano Pedagógico do curso de Dança. Dentre tantos benefícios físicos proporcionados pela Dança, ressalta-se a integração dos participantes ao ambiente universitário e a ampliação de suas possibilidades de desenvolvimento social e cultural, o que repercute diretamente na saúde e bem-estar dos envolvidos. Para o ano seguinte, espera-se levar o grupo de Dança da Ulbrati a novas localidades, divulgando a Universidade, o projeto e estabelecendo assim novas parcerias.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: