Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Pequeno Soldador e Aprendiz de Mecânico Automotivo

Pequeno Soldador e Aprendiz de Mecânico Automotivo

Este projeto visa à inclusão de jovens provenientes de comunidades carentes na arte da soldagem e na mecânica automotiva. O projeto tem como base oficinas direcionadas ao aprendizado das técnicas de soldagem utilizadas nas indústrias em geral, assim como no aprendizado da mecânica automotiva. Para o desenvolvimento do projeto, são formadas equipes de acadêmicos selecionados dos cursos de Engenharia Mecânica e Mecânica Automotiva com uma determinada base curricular mínima exigida que comtemple os conteúdos a serem trabalhados no projeto. Esses acadêmicos atuam no projeto como alunos voluntários e bolsistas. As oficinas de soldagem proporcionarão o entendimento de processos de soldagem: Solda Ponto, Solda com Eletrodos Revestidos, MIG e MAG.

Os conceitos serão introduzidos de forma lúdica e interativa. Ao fim do projeto, os participantes produzirão uma peça utilizando os três processos de soldagem. Nas oficinas voltadas para o aprendiz de mecânico, o objetivo é ensinar noções básicas de mecânica automotiva relacionadas com motor de combustão interna, sistema de alimentação, sincronismo, lubrificação, e partes mecânicas que o compõe. A metodologia a ser empregada no projeto tem como ponto de partida selecionar os professores da escola de ensino médio para participar do projeto e avaliar suas possibilidades de implantação. Numa segunda etapa, selecionar grupos, em torno de 15 alunos por curso a cada semestre. Os alunos participantes deverão se deslocar até os laboratórios da Universidade, FabriTec e GTA - Grupo de Tecnologia Automotiva, ambos localizados no prédio 29. Os encontros ocorrerão nas tardes de sextas-feiras no horário das 14h às 17h. Para proporcionar um nivelamento do grupo pretende- se, inicialmente, avaliar conhecimentos básicos, separar em três grupos, formando equipes.

O próximo passo será introduzir conhecimentos básicos de materiais, demonstração prática e principais aplicações onde os materiais são encontrados. Após o nivelamento concluído, inicia-se a formação técnica específica de cada área. No projeto Pequeno Soldador, a sequência de conteúdo será: introdução a processo por soldagem; diferenciar o processo de soldagem de outros processos de fabricação; visualização dos três processos envolvidos na soldagem; introdução ao processo de solda ponto; prática de soldagem pelo processo de solda ponto; efetuar uma união soldada pelo processo de soldagem de solda ponto; introdução ao processo de solda por eletrodo revestido; prática de soldagem pelo processo de solda por eletrodo revestido; efetuar uma união soldada pelo processo de soldagem por eletrodo revestido. Todas as aulas são desenvolvidas com atividades teóricas e práticas. A comunidade a qual o projeto pretende atender ainda está por definir assim como colégio.

Com o início das atividades na escola referente ao ano de 2017, serão fixados cartazes nos murais da escola além de divulgação em sala de aula pelos professores. Os alunos poderão se inscrever na escola e enviar uma mensagem para o professor Antonio Flavio Aires Rodrigues (antonio.flavio.rodrigues@ulbra.edu.br ou antonio.ulbra@gmail.com).

Com os resultados do presente projeto, observando cada uma das etapas envolvidas no processo que envolve desde a preparação dos materiais, a soldagem e os acabamentos superficiais, necessários para produzir os artefatos, e o produto final, pode-se concluir o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos de ensino médio e a eficiência do trabalho realizado pelos alunos de graduação.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: