Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Prevenção do Câncer de Pele - Rastreamento, Tratamento e Orientação da População de Canoas

Prevenção do Câncer de Pele - Rastreamento, Tratamento e Orientação da População de Canoas

O projeto tem como objetivo realizar intervenções que visem à prevenção do câncer de pele e de seus danos à saúde, através de consultas dermatológicas, palestras, orientações e distribuição de materiais impressos. Também almeja o diagnóstico precoce e o tratamento de pacientes com lesões pré-malignas ou malignas, minimizando as consequências da doença.

A metodologia é desenvolvida através de atendimentos no ambulatório de dermatologia do Hospital Universitário da Ulbra (HU), quando os pacientes são examinados por acadêmicos do curso de Medicina, sob supervisão dos dermatologistas. Também são realizadas atividades educativas através da participação em feiras e eventos. Eventualmente, são feitas palestras e inserções na mídia, conforme a demanda. Quanto à avaliação dos resultados e impactos do projeto, além de produção científica (dados do desenvolvimento do projeto, número de casos diagnosticados, de procedimentos realizados, etc.), os pacientes submetidos a procedimentos avaliam e respondem a questionários sobre conhecimentos e qualidade de vida.

O público-alvo do presente projeto é constituído de pacientes encaminhados ao ambulatório de dermatologia do HU com diagnóstico de lesões pré-malignas e que necessitam de procedimento criocirurgia (não oferecido na rede pública de Canoas), bem como pessoas da comunidade que estejam sob risco de terem a doença, que desejam tirar dúvidas sobre suas lesões de pele ou mesmo revisá-las, as quais poderão comparecer à atividade de rastreamento anual, aberta à população. Os atendimentos são realizados no ambulatório HU, 3º andar do anexo, quartas-feiras, das 8h às 10h, para avaliação e realização de procedimentos (consultas agendadas para pacientes encaminhados ao ambulatório de Dermatologia do HU e participantes que estão em acompanhamento após o diagnóstico de câncer de pele ou lesões pré-malignas).

A atividade de rastreamento, que caracteriza a participação do HU na Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, é feita no final do ano, geralmente no primeiro sábado de dezembro (em 2018 ocorreu no dia 1º/12, das 9h às 15h. Em 2019, a data será divulgada oportunamente), no mesmo local. Neste dia, a demanda é espontânea e as pessoas que comparecem ao HU participam de atividades educativas e recebem atendimento por acadêmicos de Medicina, dermatologistas e cirurgiões plásticos.

Os casos diagnosticados são tratados no mesmo dia. Desde o início do projeto, em 2014, mais de 250 pacientes estiveram em acompanhamento dermatológico, a grande maioria com diagnóstico de ceratoses actínicas (lesões pré-malignas) ou tumores cutâneos. Nos mutirões, 45 novos casos de câncer de pele foram diagnosticados, uma incidência média de 16,5% entre as pessoas que procuram atendimento (considerada muito elevada). Pelo menos metade das pessoas que compareceram espontaneamente ao HU têm tido necessidade de alguma intervenção terapêutica.

Trata-se, portanto, de doença de alta relevância social, na qual a prevenção e o diagnóstico precoce adquirem ainda mais importância. Os acadêmicos de Medicina têm participação ativa no projeto, tendo a oportunidade de revisar conteúdos, de prestar atendimento a pacientes com lesões de pele e de participar dos procedimentos médicos realizados (cauterizações, biópsias, cirurgias). O projeto propicia aos alunos a prática do exame clínico da pele e contato com tratamentos disponíveis, além de participar da elaboração de pesquisas, sob a orientação dos professores.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: