A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Uninitialized string offset: 0

Filename: controllers/website.php

Line Number: 2235

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Illegal string offset 'id'

Filename: controllers/website.php

Line Number: 2235

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Uninitialized string offset: 0

Filename: controllers/website.php

Line Number: 2235

Intercâmbio

Projetos de Pesquisa

1. A saúde do escolar da rede pública de ensino na região norte do Brasil

Responsável: Dra. Denise Rangel Ganzo de Castro Aerts
Descrição: A violência por parceiro íntimo, tanto física como sexual, é problema de saúde pública por apresentar prevalência elevada e causar altos graus de sofrimento. O assunto vem sendo largamente estudado no mundo inteiro nos últimos anos tendo sido objeto de um grande estudo, realizado em diversos países, da própria Organização Mundial da Saúde (OMS) (Garcia-Moreno, 2006). Neste estudo a ocorrência na vida de um dos dois tipos de violência ou ambos variou de 15,4% em uma região urbana japonesa até 69,0% em uma zona rural do Peru. No mesmo estudo, no Brasil, foram encontradas taxas de 28,9% e 36,9% respectivamente em uma zona urbana e outra rural. Mais de 5% das adolescentes de 16 a 19 anos relataram terem sido vítimas de violência sexual por parceiro íntimo pelo menos uma vez na vida. Questões elaboradas e traduzidas para o português pela Organização Mundial da Saúde estão inseridas no questionário que será aplicado em cerca de 1200 adolescentes de 14 a 16 anos residentes em Porto Alegre, que são os sujeitos da pesquisa "Fatores associados à gestação na adolescência: um estudo de casos e controles com jovens de 14 a 16 anos em Porto Alegre, RS".

2. A saúde dos escolares da rede pública municipal de Gravataí / RS

Responsável: Dra. Denise Rangel Ganzo de Castro Aerts
Descrição: Tem como objetivo central avaliar o estado de saúde dos escolares da rede pública municipal, possibilitando o planejamento de políticas públicas que visem à promoção da saúde da criança e adolescente dentro do ambiente escolar.
O projeto é composto por três sub-projetos. O primeiro sub-projeto visa investigar o estado nutricional de uma amostra representativa dos 23 mil escolares da rede pública do município. O segundo sub-projeto dirige-se ao estudo de hábitos alimentares, atividade física e imagem corporal de estudantes de 5ª a 8ª série. O terceiro sub-projeto tem como objetivo conhecer as características dos alunos de 7ª série em relação à vida sexual; uso de álcool, drogas e tabaco; e percepção da imagem corporal. Esse último sub-projeto acontecerá em duas fases: a primeira, desenvolvida nos primeiros dois anos, se destinará aos estudos descritivos, e a segunda, aos estudos analíticos referentes aos fatores associados aos desfechos de interesse. O projeto tem a duração prevista de 48 meses, tendo iniciado em março de 2005, e término previsto para março de 2009. Resulta de uma parceria entre a Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Secretaria de Educação do município de Gravataí. Atualmente, encontra-se na fase de coleta dos dados. Com os resultados obtidos, espera-se conhecer a saúde dos escolares de Gravataí e, embasados nesse conhecimento, propor um sistema de vigilância da saúde desse grupo populacional.

3. Atividade física previne perda óssea em mulheres na pré-menopausa com artrite reumatóide: um estudo de coorte.

Responsável: Dr. Airton Tetelbon Stein
Descrição: Atividade física previne perda óssea em mulheres na pré-menopausa com artritre reumatóide: um estudo de coorte.

4. Avaliação do impacto da perda de peso intencional sobre o perfil de utilização de medicamentos em uma população de indivíduos morbidamente obesos.

Responsável: Dr. Airton Tetelbom Stein
Descrição: O uso racional de medicamentos (URM) parte do princípio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas para um adequado período de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade (OPAS, 2008). O objetivo do projeto é avaliar o consumo de medicamentos entre pacientes com obesidade mórbida antes e depois da cirurgia bariátrica. O estudo será realizado no ambulatório de endocrinologia do serviço de atendimento ao obeso mórbido do Hospital Nossa da Conceição (HNSC) na cidade de Porto Alegre, localizada na região norte da cidade. O serviço realiza de 4 a 5 cirurgias mensais em pacientes oriundos da rede básica de atendimento do Município e encaminhados das diferentes regiões do Estado. O ambulatório conta com o atendimento de médicos (endocrinologista, cirurgião e psiquiatra), psicólogos, nutricionista e enfermeira. E o delineamento trata-se de um estudo de corte prospectivo.

5. Estado de Saúde Bucal em Pacientes com Obesidade Mórbida Submetidos à Cirurgia Bariátrica.

Responsável: Dr. Airton Tetelbom Stein
Descrição: O aspecto bucal e os efeitos benéficos ou adversos da cirurgia bariátrica não têm sido adequadamente reportados na literatura, por este motivo é necessário investigar a situação de saúde bucal dos pacientes submetidos à cirurgia. Com base na literatura examinada, o objetivo do estudo será avaliar se a cirurgia bariátrica é determinante de melhora ou piora do um estudo bucal desta população. Nossa hipótese é a de que pacientes submetidos à cirurgia bariátrica apresentem uma diminuição do fluxo salivar, aumento de inflamação gengival, erosão dentária e cárie dentária.

6. Estudo clínico-epidemiológico das coinfecções do HIV com hepatites B e C, HTLV-I e II na população de um município de porte médio do Rio Grande do Sul (Canoas).

Responsável: Dr. Jorge Umberto Béria.
Descrição: Este projeto visa estabelecer as prevalências das co-infecções crônicas pelo HBV, HCV e HTLV-I e II na população de pacientes HIV-1 positivos atendidos no Serviço de Atendimento Especializado do município de Canoas, correlacionando com fatores de risco, condições sócio-econômicas, etnia e período provável de início da infecção.
Serão incluídos no estudo todos os indivíduos maiores de 14 anos que consentirem em participar voluntariamente e que sejam pacientes atendidos no SAE/Canoas, atualmente.

7. Estudo de prevalência de base populacional das infecções pelos vírus das hepatites A, B e C nas capitais do Brasil.

Responsável: Dr. Airton Tetelbom Stein
Descrição: Existem escassos e limitados a áreas geográficas específicas, alguns inquéritos de base populacional, metodologicamente adequados, a respeito da prevalência do HAV, HBV e HCV. Faz-se necessária a obtenção de dados sobre a prevalência das hepatites A, B e C nas diferentes regiões do Brasil para que se identifique a magnitude do problema, possibilitando que as ações de saúde sejam adequadamente planejadas.

Os objetivos do estudo são:

  • Estimar a prevalência das infecções virais A, B e C, por meio dos marcadores virais para o conjunto das capitais em cada macrorregião e Distrito Federal, compreendendo as faixas etárias de 5 a 19 anos para a HAV e de 10 anos e mais para as HBV e HCV, avaliando variáveis biológicas, socioeconômicas e epidemiológicas;

Acompanhe-nos

Rede ULBRA

ULBRA no Brasil

Instituição
Socialmente Responsável

Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: