Procedimentos

Os acadêmicos interessados no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional - PMAI deverão seguir o fluxo estabelecido no Edital específico para o processo seletivo e, em caso de aprovação no processo, realizar o seguinte procedimento:

  • Acessar o site da universidade de destino e fazer download da matriz curricular do curso pretendido.
  • Em conjunto com a coordenação do curso de origem, comparar disciplinas que faltam cursar com as disponíveis na matriz curricular do curso no qual pretende realizar o intercâmbio.
  • Havendo dúvidas quanto às disciplinas ofertadas na universidade conveniada, o coordenador aciona a Assessoria de Relações Internacionais, que buscará as informações, matrizes curriculares e planos de disciplinas junto à instituição pretendida.
  • Após análise da oferta de disciplinas do curso de destino e comparação com histórico escolar feitas em conjunto pelo coordenador de curso e acadêmico, as disciplinas são definidas.
  •  Acadêmico preenche o Form nº 02, que deve ser assinado pelo aluno e pelo coordenador em duas vias, e encaminhado junto com os demais documentos necessários à Assessoria de Relações Internacionais, que encaminhará a documentação para a universidade conveniada. Qualquer correção ou alteração posterior à assinatura deste documento somente poderá ser feita por causas justificáveis e documentadas (por exemplo, disciplinas não disponíveis ou o não fechamento de turmas na unidade de destino) e deverá ser aprovada e assinada pelo coordenador de curso da unidade de origem do aluno.
  • O aluno deve reunir toda a documentação (checklist disponível na aba "documentos necessários") encaminhá-la à Assessoria de Relações Internacionais da Universidade, que expedirá documento (Protocolo de inscrição para o PMAI) comprovando a mobilidade internacional e providenciará o envio do processo de inscrição para a universidade de destino.
  • Alunos oriundos do Campus Canoas deverão entregar, pessoalmente, toda documentação do checklist (disponível no edital e na aba "documentos necessários") na Assessoria de Relações Internacionais; Alunos dos demais campi da Rede Ulbra de Educação e dos polos de educação a distância deverão entregar a documentação completa à Coordenação Acadêmica/Secretaria do seu Campus/Polo, a qual, de posse dos documentos, deverá enviar para a Assessoria de Relações Internacionais emitir o protocolo de Inscrição para o PMAI. 
  • Sendo aceito para o Programa de Mobilidade Internacional, a Universidade de destino enviará a Carta de Aceite para que o estudante inicie os trâmites para a obtenção do Visto de Estudante.
  • O aluno deverá efetuar matrícula (ULBRA) no semestre corrente de acordo com o plano de estudos realizado e autorizado pela IES anfitriã. O aluno deverá realizar o pagamento das mensalidades à ULBRA. Para permanência de dois semestres letivos, a matrícula do segundo semestre de intercâmbio deverá ser realizada pelo responsável ou procurador do aluno, devendo qualquer alteração do plano de estudos ser comunicado imediatamente à Assessoria de RI, que informará às instâncias envolvidas neste processo.
  • Após chegar na universidade anfitriã, o aluno deverá solicitar assinatura e carimbo no certificado de chegada e, após finalização do intercâmbio, a assinatura no certificado de saída (modelo disponível na aba "documentos necessários").

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