Posso estudar em qualquer universidade estrangeira?
O aluno somente pode estudar nas universidades conveniadas à Ulbra.
E como fica a minha matrícula na Rede Ulbra de Educação?
Durante o intercâmbio, o aluno continua pagando as mensalidades referentes ao seu curso na Rede Ulbra de Educação, ficando isento de pagamento junto à universidade estrangeira.
Ressaltamos que os custos relativos à passagem aérea, alimentação, lazer, material didático, moradia, seguro-saúde e gastos gerais são por conta do aluno.
Em caso de desistência, como devo proceder?
Caso o acadêmico desista da participação no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, é imprescindível que comunique essa desistência urgentemente por escrito à Assessoria de Relações Internacionais da Rede Ulbra de Educação e anule qualquer gestão iniciada. O atraso na comunicação oficial da desistência pode causar responsabilidades econômicas e também prejuízos a possíveis suplentes. Se a matrícula na Rede Ulbra de Educação já tiver sido efetuada, o aluno deve acertar sua situação acadêmica com a coordenação de seu curso.
Posso trabalhar durante o período de estudos no exterior?
Depende. Existem programas específicos que conciliam cursos com estágios ou trabalho. Para informações corretas, verifique junto ao Consulado ou Embaixada do país onde pretende estudar a possibilidade de estagiar ou trabalhar. Você estará ingressando no país de destino com um visto de estudo. Portanto, se for vedada a possibilidade de estágio ou trabalho nele, respeite a lei local, evitando riscos à sua estadia no país.
A Ulbra oferece bolsas de estudo para o exterior?
Não. Os convênios celebrados trazem o benefício da isenção no pagamento de mensalidades na universidade estrangeira e a aceitação facilitada lá, mas não incluem nenhuma modalidade de bolsas de estudo.
Chegando à universidade de destino, o que devo fazer?
Compareça ao setor de relações internacionais e apresente os seguintes documentos:
Certificação
A comprovação da realização do intercâmbio é o Histórico Escolar do aluno com registro das notas nas disciplinas.
Programa Ciência sem Fronteiras
O último edital para graduação do Programa Ciência Sem Fronteiras foi lançado em 2014, mas o encerramento oficial do programa para estudantes universitários foi anunciado em 23 de julho de 2016 pelo Ministro da Educação Mendonça Filho.
De concreto, o PROJETO DE LEI DO SENADO nº 798, de 2015 continua tramitando no Senado Federal, e atualmente, encontra-se com a Senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), para emitir Relatório.
Acompanhe no link: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/124533
Atualmente, estão mantidas apenas as bolsas concedidas até 2014. Outras informações sobre as modalidades do CsF estão disponíveis em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf
Você também pode acessar o site da Rede CsF, uma ONG constituída pelos bolsistas do Programa, com o intuito de reunir os participantes e desenvolver Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação: http://www.redecsf.org/