A Universidade Luterana do Brasil emprestou, na manhã desta quinta-feira, 30, dois exemplares de simuladores realísticos para o Hospital Militar de Área de Porto Alegre. Os manequins foram utilizados no treinamento de capacitação em intubação orotraqueal, voltado aos médicos da unidade.
A equipe da Universidade foi recepcionada pelo Tenente João Victor Laureano, também docente dos cursos de Farmácia e Educação Física da Ulbra. Ele, junto do diretor do hospital, Coronel Rodrigo Brum Toledo, agradeceram a disponibilidade da Instituição e destacaram a importância social da capacitação. "O momento é de necessidade dentro da área da saúde, onde necessitamos cada dia mais de profissionais capacitados para a linha de frente. Ter a oportunidade de aplicar a técnica em simuladores de alta tecnologia é, com certeza, um benefício para os nossos médicos", destacou Laureano.
Em consonância à fala do tenente, o Major Leandro Tavares, médico e ministrante da capacitação, alertou para as necessidades técnicas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus. "Foi analisada uma demanda grande de médicos nos hospitais, e uma das atividades principais que deve ser realizada com pacientes graves da COVID-19 é a intubação. Optamos por profissionalizar os nossos médicos, uma vez que muitos ainda não têm a expertise das técnicas corretas de intubação, aprimorando os cuidados necessários contra a contaminação."
Simuladores realísticos e o papel da Universidade
Registrado como um dos maiores acervos de simuladores realísticos do país, a Ulbra conta hoje com 69 exemplares sendo utilizados em atividades acadêmicas práticas dos cursos da área da saúde. Segundo o coordenador da Educação Continuada, Daniel Garlipp, a utilização desta tecnologia possibilita que o treinamento dos futuros profissionais seja muito mais completo, evitando os riscos de se treinar em seres humanos.
Já para o assessor administrativo do campus Canoas, Alexandre Berton, dar esse apoio ao hospital em nome da Universidade é muito importante, pois é colocada em prática a missão institucional de auxílio à comunidade. "É fantástico poder auxiliar dessa forma, e ter sido reconhecido pelos médicos ali presentes, mostrando um pouco mais da infraestrutura e equipamentos oferecidos dentro da Ulbra." Berton destacou, por fim, que a ideia é proporcionar um treinamento com a melhor qualidade possível, pensando sempre na saúde coletiva.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.