A pandemia do novo Coronavírus desencadeou uma série de mudanças na rotina de milhares de trabalhadores, principalmente na área da comunicação. Com o isolamento social, as pessoas passaram a utilizar o modelo home office, e o contato entre colegas passou a acontecer por meio de vídeo-chamadas de plataformas como Zoom, Google Meet e Microsoft Teams.
Um exemplo próximo da nova rotina vem dos universitários de Jornalismo da Ulbra Canoas, que produzem o programa Rádio 11. O projeto, que começou no segundo semestre de 2016 em modo presencial, também precisou de adaptar, com gravações e transmissões virtuais, utilizando a plataforma Zoom na página do Facebook.
O projeto experimental da disciplina de Radiojornalismo, coordenado pelo professor Sérgio Lorenz, vai ao ar semanalmente às terças-feiras, das 18h30min às 22h. A programação conta com quatro blocos: esporte, hard news, talk show com convidados e finaliza com debate jornalístico.
Em uma das produções, o Secretário de Saúde de Canoas falou sobre a pandemia e dirigentes de futebol dos clubes Aimoré, Grêmio e Brasil de Pelotas também comentaram sobre a situação do campeonato gaúcho. O programa presencial tinha duração de duas horas e, com a nova modalidade a distância, foi necessária uma adaptação, aumentando o tempo da programação.
Para a estudante Gabriela Castro, do 4º semestre, uma das repórteres do programa, esse tem sido um novo desafio e uma grande experiência diante do momento enfrentado mundialmente. "A pandemia mostra a potência da comunicação e também um elemento de criatividade das práticas jornalísticas. Como instrumento, inclusive de aprendizagem para os alunos, é muito interessante. Isso vai prepará-los muito melhor para o que vem aí", destaca o professor Lorenz.
Para ver e ouvir as produções dos alunos, clique aqui.
Fernanda Ochôa
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.