Mostra 2020 21/09/2020 15:14

Expoulbra faz mostra de pesquisa científica e tecnológica em todo Brasil

Inscrições dos trabalhos de alunos e docentes seguem até 2 de outubro

Estudantes e professores de instituições de todo o Brasil, iniciantes ou já inseridos no universo da pesquisa e extensão, podem participar de uma das principais plataformas de divulgação de projetos sociais e científicos. A oportunidade é a  Expoulbra --- mostra de pesquisa, ensino e extensão da Ulbra. 

 O tema da mostra este ano é Ideias que fazem a diferença. As inscrições estendem-se até o dia 2 de outubro. Os trabalhos aceitos serão divulgados em 12 de novembro diretamente no site do evento. 

Com o compromisso com a qualidade e incentivo à inovação científica e tecnológica de alunos, docentes e comunidade, todos os trabalhos aceitos, mediante análise de um comitê científico, serão inseridos nos anais online da mostra. 

Oportunidades

A acadêmica do 6º semestre do curso de Medicina da Ulbra, Marina Klein, já apresentou quatro projetos, em 2018 e 2019, no Salão de Iniciação Científica e Salão de Extensão. "O evento gera reconhecimento entre os colegas e professores, que podem ter cada vez mais a certeza de como os estudantes da Ulbra são diferenciados e transformadores", enfatizou a estudante.

A Expoulbra é um espaço de difusão de conhecimento e oportunidades, afirma Marina.  Ela apresentou, em 2018, Utilização de eletrocardiograma para o controle do treinamento em atletas de futebol. Em 2019, foram outros três trabalhos: Arritmias em atletas profissionais de futebol de campo submetidos a teste de esforço máximo e submarino; Relato de experiências da inserção acadêmica em serviços de saúde pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde); e Avaliação da prevalência e casos de sífilis gestacional.

Atividades

A Expoulbra 2020 oportuniza divulgação de projetos, pesquisas e atuações de estudantes de ensino médio e técnico, extensão, graduação, pós-graduação, egressos e docentes nos seguintes espaços:

XXVI Salão de Iniciação Científica e Tecnológica - Espaço para a divulgação, promoção e acompanhamento dos projetos de pesquisa.

XX Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica - Momento para divulgação de trabalhos realizados por estudantes de pós-graduação, alunos egressos da graduação que desenvolveram monografias ou trabalhos de conclusão de curso, professores e pesquisadores.  

XII Salão de Extensão - O objetivo é mostrar à comunidade acadêmica os projetos de alunos extensionistas. 

VIII Salão de Iniciação Científica Júnior - Promove a integração de escolas e alunos do Ensino Médio e Técnico. É um espaço para a divulgação, promoção e acompanhamento dos projetos.

Os autores dos melhores trabalhos do Salão de Iniciação Científica e Tecnológica serão convidados a publicar seus artigos na Revista de Iniciação Científica da Ulbra. 

Para conferir os editais e se inscrever, clique aqui.  https://www.ulbra.br/expoulbra

Marcelo Miranda
Jornalista - MTb. 6824

Fale conosco