Página Inicial » Infraestrutura e Serviços » Laboratórios   »Laboratório de Serviço de Assistência Jurídica

Laboratório de Serviço de Assistência Jurídica

ESCRITÓRIO MODELO E SAJULBRA

O curso de Direito da Ulbra Guaíba possui estrutura física apropriada para o desenvolvimento do ensino jurídico que ultrapassa o campo da sala de aula e da pesquisa. São os laboratórios jurídicos específicos, como o Escritório Jurídico e o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da Ulbra (SAJULBRA).

O Escritório Jurídico consiste em um escritório modelo no qual os acadêmicos do curso de Direito vivenciam a simulação das audiências e sessões a partir do estudo de autos findos. O espaço está totalmente à disposição durante o período de aulas.

O SAJULBRA configura-se como um laboratório jurídico à medida que proporciona aos acadêmicos do curso de Direito contato direto com a realidade jurídica das Comarcas Atendidas pelo SAJULBRA.

Tal proximidade com a comunidade em geral assistida pelo SAJULBRA (composto por acadêmicos  orientados por professor), objetiva a efetividade do livre acesso à Justiça para a população carente da área abrangida pela Ulbra Guaíba, na jurisdição das Comarcas Estaduais de Guaíba e de Camaquã, e, em especial, o aprofundamento e desenvolvimento das atividades jurídicas e judiciárias pelos alunos.

O SAJULBRA é essencial sob o aspecto acadêmico na medida em que proporciona ao aluno do curso de Direito a oportunidade de exercitar a prática jurídica por meio do contato direto com situações conflituosas, o exercício de atividades de conciliação e mediação, bem como a análise dos casos judiciais e produção de peças processuais, sempre orientadas e acompanhadas por professor habilitado.

O papel do presente projeto extrapola a esfera acadêmica à medida que traz à sociedade um atendimento jurídico de qualidade e com reconhecimento, consolidando o relevante papel social da Ulbra junto à comunidade em geral.

São objetivos específicos do SAJULBRA:

  • Prestar consultoria jurídica à população carente;
  • Patrocinar as demandas jurídicas da população carente;
  • Possibilitar ao acadêmico do Direito o contato com situações jurídicas reais, bem como oportunizar a esse que o desenvolvimento de inúmeras habilidades, tais como: a oralidade; atendimento aos assistidos pelo projeto por meio da oitiva do problema das partes e análise dos autos processuais; produção de peças processuais, sob a orientação de professor habilitado e, por fim, da prática da aprendizagem acadêmica. 

ULBRA Guaíba - Rua da Balança, 482 - Bairro Altos da Alegria - CEP 92 725-100
Telefone: (51) 3491.2706 - (51) 3480.1618 e (51) 3480.0427 · E-mail: