Considerando os saberes da Educação Especial e em diálogo com as normativas atuais sobre educação inclusiva e com a BNCC, este curso se propõe a colaborar para a dinamização de práticas de atenção às pessoas com deficiência no espaço escolar e para a organização, em rede, do trabalho escolar, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e de outros serviços de apoio dentro e fora da escola.

Dessa forma, propõe-se um cotejo entre as teorizações culturalistas e da diferença e as noções clínicas da deficiência, voltadas à surdez, deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista, deficiência visual, assim como a problematização das condições a partir das quais se estabelecem barreiras (culturais, urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais) que dificultam ou impossibilitam a autonomia e a garantia de direitos das pessoas com deficiência.

Reinventar as práticas inclusivas, tendo como eixo articulador a pesquisa, torna-se um diferencial deste curso na medida em que se buscará construir princípios para o trabalho com os estudantes, levando em conta o caráter histórico, cultural, ético e político implicado na marcação das diferenças, nomeadas como deficiências, assim como as lutas representacionais e as estratégias identitárias de grupos sociais e de coletivos que buscam espaços ampliados de visibilidade e expressão.

O curso possui como objetivo oportunizar formação em nível de pós-graduação voltada para os processos de in/exclusão no contexto da Educação Especial e da Educação Inclusiva, a partir de um campo teórico e conceitual culturalista, de uma discussão atualizada e contextualizada sobre currículo e sobre os direitos de aprendizagens de todos os estudantes e, ainda, de uma apreciação das políticas inclusivas e dos debates em torno de sua consolidação.


Formação: Especialista em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Modalidade Educação a Distância (EAD)
Pós-graduação Especialização
Periodicidade E-learning
Duração 12 meses
Inscreva-se

    Considerando os saberes da Educação Especial e em diálogo com as normativas atuais sobre educação inclusiva e com a BNCC, este curso se propõe a colaborar para a dinamização de práticas de atenção às pessoas com deficiência no espaço escolar e para a organização, em rede, do trabalho escolar, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e de outros serviços de apoio dentro e fora da escola.

    Dessa forma, propõe-se um cotejo entre as teorizações culturalistas e da diferença e as noções clínicas da deficiência, voltadas à surdez, deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista, deficiência visual, assim como a problematização das condições a partir das quais se estabelecem barreiras (culturais, urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais) que dificultam ou impossibilitam a autonomia e a garantia de direitos das pessoas com deficiência.

    Reinventar as práticas inclusivas, tendo como eixo articulador a pesquisa, torna-se um diferencial deste curso na medida em que se buscará construir princípios para o trabalho com os estudantes, levando em conta o caráter histórico, cultural, ético e político implicado na marcação das diferenças, nomeadas como deficiências, assim como as lutas representacionais e as estratégias identitárias de grupos sociais e de coletivos que buscam espaços ampliados de visibilidade e expressão.

    O curso possui como objetivo oportunizar formação em nível de pós-graduação voltada para os processos de in/exclusão no contexto da Educação Especial e da Educação Inclusiva, a partir de um campo teórico e conceitual culturalista, de uma discussão atualizada e contextualizada sobre currículo e sobre os direitos de aprendizagens de todos os estudantes e, ainda, de uma apreciação das políticas inclusivas e dos debates em torno de sua consolidação.

    Professores graduados em licenciatura das redes públicas e privadas -- docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, coordenadores, orientadores pedagógicos, profissionais da Educação que atuam em AEE, bem como estudantes e pesquisadores que pretendam estudar sobre os processos de in/exclusão no contexto escolar.

    Para ingresso em 2024/1:  o curso terá o custo de 12 (doze) parcelas fixas e mensais de R$ 195,00 (cento e noventa e cinco reais) ou pagamento a vista R$ 2.223,00 (dois mil duzentos e vinte três reais)

    Início

    Disciplina CH
    Políticas e os Processos de In/exclusão na Educação         38
    Currículo e Tecnologias Digitais          38
    Currículo, Planejamento e Avaliação: Implicações para Considerar as Diferenças 38
    Educação Especial Inclusiva: Concepções e Contextos 38
    Atendimento Educacional Especializado: Possibilidades e Desafios do Trabalho em Rede 38
    Políticas Étnico-raciais e Educação 38
    Cultura e Diferença Surda 38
    Deficiência Visual e o Contexto Pedagógico 38
    Deficiência Intelectual 38
    Transtorno do Espectro Autista na Perspectiva da Inclusão Escolar 38
    TOTAL 380

    Período de inscrição e matrículas
    09/05/2024 a 09/06/2024

    Início das aulas
    Dia 10/06/2024


    Consulte o Edital

    Inscreva-se aqui

    Já realizou a inscrição: Consulta de Candidato


    Procedimentos para a inscrição: 

    O processo seletivo dos cursos de Especialização EAD da Ulbra consiste na análise documental e curricular do candidato inscrito.

    Garantir a sua inscrição é muito fácil, confira passo a passo:

    1. Preencha a ficha de inscrição no botão Inscreva-se, selecionando o estado, o curso e a localidade do Polo;

    2.  A documentação deverá ser entregue de forma online. No próprio site, o aluno deverá postar cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso), cópia da Cédula de Identidade, cópia do CPF, cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento e cópia do comprovante de residência com CEP;

    3. Aguarde contato por e-mail para receber orientações sobre a matrícula.

    Preencha seu endereço de e-mail com atenção, pois este será o meio de comunicação da Universidade com você.

    Documentação necessária para confirmar a inscrição

    • Cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso);
    • Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento (Observação: em caso de separação ou divórcio, é necessária a certidão com a averbação);
    • Cópia da Cédula de Identidade;
    • Cópia do CPF;
    • Comprovante de residência com CEP.

    Rematrícula

    A rematrícula só poderá ser efetuada se o aluno estiver adimplente com as mensalidades e serviços da Universidade e sem quaisquer pendências cadastrais. Os alunos que tiverem pendência financeira do primeiro módulo e/ou pendência documental, deverão promover a regularização até o início do período de rematrícula para o segundo módulo.

    Observações Importantes:

    1. Para ingressar nos cursos de Pós-graduação a Distância, o candidato deverá ser graduado. E para comprovação do título, deverá apresentar cópia do diploma de graduação.

    Obs.: A inscrição somente será confirmada mediante a entrega e aprovação de todos os documentos necessários listados para o processo seletivo.

    Atendimento ao candidato

    • 0800.051.4131

    Ulbra EAD - Educação a Distância

    • Av. Farroupilha, 8001 · Saguão do Prédio 6 · Espaço Educação Continuada · Bairro São José · Canoas/RS · CEP: 92425-900 · Telefone: (51) 3477.9122 ou (51) 3477.9136
      E-mail: · Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
      Localização: Saguão do Prédio 6, Espaço Educação Continuada

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