Considerando os saberes da Educação Especial e em diálogo com as normativas atuais sobre educação inclusiva e com a BNCC, este curso se propõe a colaborar para a dinamização de práticas de atenção às pessoas com deficiência no espaço escolar e para a organização, em rede, do trabalho escolar, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e de outros serviços de apoio dentro e fora da escola.
Dessa forma, propõe-se um cotejo entre as teorizações culturalistas e da diferença e as noções clínicas da deficiência, voltadas à surdez, deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista, deficiência visual, assim como a problematização das condições a partir das quais se estabelecem barreiras (culturais, urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais) que dificultam ou impossibilitam a autonomia e a garantia de direitos das pessoas com deficiência.
Reinventar as práticas inclusivas, tendo como eixo articulador a pesquisa, torna-se um diferencial deste curso na medida em que se buscará construir princípios para o trabalho com os estudantes, levando em conta o caráter histórico, cultural, ético e político implicado na marcação das diferenças, nomeadas como deficiências, assim como as lutas representacionais e as estratégias identitárias de grupos sociais e de coletivos que buscam espaços ampliados de visibilidade e expressão.
O curso possui como objetivo oportunizar formação em nível de pós-graduação voltada para os processos de in/exclusão no contexto da Educação Especial e da Educação Inclusiva, a partir de um campo teórico e conceitual culturalista, de uma discussão atualizada e contextualizada sobre currículo e sobre os direitos de aprendizagens de todos os estudantes e, ainda, de uma apreciação das políticas inclusivas e dos debates em torno de sua consolidação.
Formação: Especialista em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva




Considerando os saberes da Educação Especial e em diálogo com as normativas atuais sobre educação inclusiva e com a BNCC, este curso se propõe a colaborar para a dinamização de práticas de atenção às pessoas com deficiência no espaço escolar e para a organização, em rede, do trabalho escolar, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e de outros serviços de apoio dentro e fora da escola.
Dessa forma, propõe-se um cotejo entre as teorizações culturalistas e da diferença e as noções clínicas da deficiência, voltadas à surdez, deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista, deficiência visual, assim como a problematização das condições a partir das quais se estabelecem barreiras (culturais, urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais) que dificultam ou impossibilitam a autonomia e a garantia de direitos das pessoas com deficiência.
Reinventar as práticas inclusivas, tendo como eixo articulador a pesquisa, torna-se um diferencial deste curso na medida em que se buscará construir princípios para o trabalho com os estudantes, levando em conta o caráter histórico, cultural, ético e político implicado na marcação das diferenças, nomeadas como deficiências, assim como as lutas representacionais e as estratégias identitárias de grupos sociais e de coletivos que buscam espaços ampliados de visibilidade e expressão.
O curso possui como objetivo oportunizar formação em nível de pós-graduação voltada para os processos de in/exclusão no contexto da Educação Especial e da Educação Inclusiva, a partir de um campo teórico e conceitual culturalista, de uma discussão atualizada e contextualizada sobre currículo e sobre os direitos de aprendizagens de todos os estudantes e, ainda, de uma apreciação das políticas inclusivas e dos debates em torno de sua consolidação.
Professores graduados em licenciatura das redes públicas e privadas -- docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, coordenadores, orientadores pedagógicos, profissionais da Educação que atuam em AEE, bem como estudantes e pesquisadores que pretendam estudar sobre os processos de in/exclusão no contexto escolar.
Para ingresso em 2023/1: o curso terá o custo de 12 (doze) parcelas fixas e mensais de R$ 178,00 (cento e setenta e oito reais).
DESCONTOS*
*Não válidos para cursos de residência na Rede Ulbra.
- Desconto de 5% para pagamento à vista
- Desconto de 20% para aluno egresso Graduação Ulbra
- Desconto de 30% para aluno egresso Pós-graduação Ulbra
O vencimento das parcelas dos cursos ocorrerá mensalmente sempre no dia 5, sem interrupção nos períodos de recesso ou de férias, e independente da data em que ocorrem as aulas.
Início
Disciplina | CH |
Políticas e os Processos de In/exclusão na Educação | 38 |
Currículo e Tecnologias Digitais | 38 |
Currículo, Planejamento e Avaliação: Implicações para Considerar as Diferenças | 38 |
Educação Especial Inclusiva: Concepções e Contextos | 38 |
Atendimento Educacional Especializado: Possibilidades e Desafios do Trabalho em Rede | 38 |
Políticas Étnico-raciais e Educação | 38 |
Cultura e Diferença Surda | 38 |
Deficiência Visual e o Contexto Pedagógico | 38 |
Deficiência Intelectual | 38 |
Transtorno do Espectro Autista na Perspectiva da Inclusão Escolar | 38 |
Período de inscrições: De 09/06/2023 a 09/07/2023
Início das aulas: 10/07/2023
- Já realizou a inscrição: Consulta de Candidato
Procedimentos para a inscrição:
O processo seletivo dos cursos de Especialização EAD da Ulbra consiste na análise documental e curricular do candidato inscrito.
Garantir a sua inscrição é muito fácil, confira passo a passo:
1. Preencha a ficha de inscrição no botão Inscreva-se, selecionando o estado, o curso e a localidade do Polo;
2. A documentação deverá ser entregue de forma online. No próprio site, o aluno deverá postar cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso), cópia da Cédula de Identidade, cópia do CPF, cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento e cópia do comprovante de residência com CEP;
3. Aguarde contato por e-mail para receber orientações sobre a matrícula.
Preencha seu endereço de e-mail com atenção, pois este será o meio de comunicação da Universidade com você.
Documentação necessária para confirmar a inscrição
- Cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso);
- Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento (Observação: em caso de separação ou divórcio, é necessária a certidão com a averbação);
- Cópia da Cédula de Identidade;
- Cópia do CPF;
- Comprovante de residência com CEP.
Rematrícula
A rematrícula só poderá ser efetuada se o aluno estiver adimplente com as mensalidades e serviços da Universidade e sem quaisquer pendências cadastrais. Os alunos que tiverem pendência financeira do primeiro módulo e/ou pendência documental, deverão promover a regularização até o início do período de rematrícula para o segundo módulo.
Observações Importantes:
1. Para ingressar nos cursos de Pós-graduação a Distância, o candidato deverá ser graduado. E para comprovação do título, deverá apresentar cópia do diploma de graduação.
Obs.: A inscrição somente será confirmada mediante a entrega e aprovação de todos os documentos necessários listados para o processo seletivo.