Apresentação:
Com base na sua alta relevância e penetração histórica no Ensino de Ciências, o curso oferta um estudo na perspectiva CTS, a qual busca salientar e articular as possíveis relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, de forma a desenvolver, especialmente, a formação cidadã crítica e participativa.
Por meio de reflexões sobre obras científicas, teóricas e empíricas, da área de Ensino de Ciências, o curso pretende promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes subjacentes á referida perspectiva. Tal pretensão ocorrerá também, por meio de construção de atividades didáticas segundo a perspectiva em foco.
Objetivos:
Divulgar informações oriundas da pesquisa em Ensino de Ciência sobre a perspectiva CTS para formação de licenciados em Biologia, Física e Química enquanto professores/as, pesquisadores/as, bem como formação continuada de professores de Ciências Naturais em geral.
Oferecer reflexões e desafios práticos a respeito da dita perspectiva para as referidas formações.
Público-alvo:
Professores de Ciências do Ensino Fundamental, professores de Física, Química e Biologia do Ensino Médio, bem como licenciandos em Ciências, Física, Química e Biologia.
Conteúdo programático:
Apresentação da perspectiva CTS no contexto Ensino de Ciências.
Breve aprofundamento epistemológico e historiológico da Ciência.
Estudo de questões referentes a função social envolvida na perspectiva CTS no contexto de Ensino de Ciências.
Apresentações de estudos sobre atividades de ensino sob a perspectiva CTS.
Construção de duas atividades de Ensino para articulação, da parte dos participantes, da perspectiva CTS e a prática docente enquanto professor pesquisador.
Ministrante:
Profº Msº Geovani Lopes Dias - Mestre em Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil e licenciado em Física pela mesma Universidade. Professor de Física na Rede Pública Estadual de Educação desde outubro de 2011.