Idioma

O candidato a intercâmbio deve estar preparado para estudar e se comunicar no idioma do país de destino, para melhor rendimento acadêmico e pessoal. Deve, portanto, ter nível fluência na leitura, escrita e conversação nesse idioma.

Algumas instituições exigem exames que comprovem a fluência no idioma do país, como, por exemplo, os testes TOEFL e IELTS. Verifique junto à universidade de destino quais são as exigências específicas quanto a essa comprovação.

A Rede Ulbra de Educação disponibiliza vários cursos. Busque informações com antecedência no Instituto de Línguas da Ulbra (https://www.ulbra.br/ilulbra/). Também algumas universidades oferecem cursos intensivos (pagos) do idioma local aos alunos estrangeiros.

Observação:

Não será solicitada a comprovação da proficiência para as universidades conveniadas de língua portuguesa. Algumas IES de língua espanhola eventualmente dispensam a apresentação de certificado de proficiência, contudo o aluno deve estar ciente que, mesmo que a IES não exija tal comprovação, a aprovação nas disciplinas cursadas nestas conveniadas dependerá de quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever no idioma local, além dos conhecimentos específicos das disciplinas.

 ATENÇÃO!

Para os demais idiomas, a averiguação do atendimento do requisito referente ao idioma estrangeiro, será solicitado ao aluno a comprovação do nível intermediário (B1 ou B2) por meio de certificado de proficiência reconhecido pela comunidade acadêmica, realizada no máximo há dois anos.

CEULS/ULBRA - Av. Sérgio Henn, 1787 Bairro Nova República · CEP 68.025-000 · Santarém/PA Telefone: (93) 3524-1055 · E-mail: