Página Inicial » Graduação » Física (EAD) » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

Matriz Curricular e Corpo Docente
De acordo com a lei: 13.168/2015
  • Coordenação do Curso

    Joel Ricardo de Souza Cardoso

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4114471221321517

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) , mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003), especialização em Tecnologias Digitais Aplicados à Educação. (Carga Horária: 380h)., pela Universidade Luterana do Brasil (2022). Atualmente é coordenador dos cursos de Química, Matemática e Física, presenciais e EAD, e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Química Analítica e Química Inorgânica e Ensino de Química. Sua experiência profissional envolve atividades em outras instituições de ensino superior (UFRGS e UPF) e escolas privadas e públicas. Foi professor concursado do sistema de ensino do Estado do Rio Grande do Sul.

  • Núcleo Docente Estruturante

    Ana Regina Gregory Brunet

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9569768147392075

    Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993). Atualmente é Professor adjunto com mestrado da Universidade Luterana do Brasil e Professor Adjunto da Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Poliedro espaço hiperblico. 

    Diego Ricardo Sabka

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3886447610093801

    Mestre em Ensino de Física pela UFRGS-RS (2016). Atualmente é professor da graduação em licenciatura em Física, modalidades presencial e EaD, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS), tutor de Especialização em Ensino de Física (UFRGS-RS) e professor de Física no ensino médio do Colégio La Salle Dores. Atua principalmente nos seguintes temas: Role-play, CTS, máquinas térmicas.

    Joel Ricardo de Souza Cardoso

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4114471221321517

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) , mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003), especialização em Tecnologias Digitais Aplicados à Educação. (Carga Horária: 380h)., pela Universidade Luterana do Brasil (2022). Atualmente é coordenador dos cursos de Química, Matemática e Física, presenciais e EAD, e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Química Analítica e Química Inorgânica e Ensino de Química. Sua experiência profissional envolve atividades em outras instituições de ensino superior (UFRGS e UPF) e escolas privadas e públicas. Foi professor concursado do sistema de ensino do Estado do Rio Grande do Sul.

    Rafael da Silva Valada

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8415661908398435

    Possui graduação em FÍSICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em MATEMÁTICA APLICADA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e coordenador de atividades do curso de Física da mesma universidade. Tem experiência na área de Física - Matemática com ênfase em Relatividade Geral, Mecânica Quântica e Equações Diferenciais, bem como experiência no ensino presencial e a distância de conteúdos relacionados a Física - Matemática.

    Renato Pires dos Santos

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783132Z4

    Possui doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987), pós-doutorado em Inteligência Artificial aplicada à Física pela Universitaet Karlsruhe (TH) (Alemanha) (1990) e pelo Research Institute for Symbolic Computation (Áustria) (1991). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil, revisor dos periódicos International Journal of Physical Sciences, Journal of Virtual Worlds Research, Revista Nupem (Unespar) e Acta Scientiae (ULBRA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, metaversos, tecnologias Web 2.0 para Educação e Ensino de Física no Second Life. Desenvolveu no ambiente virtual Second Life o laboratório virtual SL Physics Lab, micromundo de simulações computacionais de Físicas alternativas. Também atua em divulgação da ciência com o projeto Física Interessante, realizado através do site Física Interessante (http://www.fisica-interessante.com/), do blog Second Life Physics (http://www.secondlifephysics.com) e nas redes sociais Facebook (FisicaInteressante), Twitter (@fisicainteressa), dentre várias outras iniciativas de divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Física, em particular.

  • Conselho do Curso

    Agostinho Serrano de Andrade Neto

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723865Z3

    Bacharel em Física e Doutor em Física Nuclear - Regime de Trabalho Integral - Professor do PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) da ULBRA.

    Diego Ricardo Sabka

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3886447610093801

    Mestre em Ensino de Física pela UFRGS-RS (2016). Atualmente é professor da graduação em licenciatura em Física, modalidades presencial e EaD, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS), tutor de Especialização em Ensino de Física (UFRGS-RS) e professor de Física no ensino médio do Colégio La Salle Dores. Atua principalmente nos seguintes temas: Role-play, CTS, máquinas térmicas.

    Joel Ricardo de Souza Cardoso

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4114471221321517

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) , mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003), especialização em Tecnologias Digitais Aplicados à Educação. (Carga Horária: 380h)., pela Universidade Luterana do Brasil (2022). Atualmente é coordenador dos cursos de Química, Matemática e Física, presenciais e EAD, e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Química Analítica e Química Inorgânica e Ensino de Química. Sua experiência profissional envolve atividades em outras instituições de ensino superior (UFRGS e UPF) e escolas privadas e públicas. Foi professor concursado do sistema de ensino do Estado do Rio Grande do Sul.

    Rafael da Silva Valada

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8415661908398435

    Possui graduação em FÍSICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em MATEMÁTICA APLICADA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e coordenador de atividades do curso de Física da mesma universidade. Tem experiência na área de Física - Matemática com ênfase em Relatividade Geral, Mecânica Quântica e Equações Diferenciais, bem como experiência no ensino presencial e a distância de conteúdos relacionados a Física - Matemática.

    Renato Pires dos Santos

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783132Z4

    Possui doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987), pós-doutorado em Inteligência Artificial aplicada à Física pela Universitaet Karlsruhe (TH) (Alemanha) (1990) e pelo Research Institute for Symbolic Computation (Áustria) (1991). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil, revisor dos periódicos International Journal of Physical Sciences, Journal of Virtual Worlds Research, Revista Nupem (Unespar) e Acta Scientiae (ULBRA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, metaversos, tecnologias Web 2.0 para Educação e Ensino de Física no Second Life. Desenvolveu no ambiente virtual Second Life o laboratório virtual SL Physics Lab, micromundo de simulações computacionais de Físicas alternativas. Também atua em divulgação da ciência com o projeto Física Interessante, realizado através do site Física Interessante (http://www.fisica-interessante.com/), do blog Second Life Physics (http://www.secondlifephysics.com) e nas redes sociais Facebook (FisicaInteressante), Twitter (@fisicainteressa), dentre várias outras iniciativas de divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Física, em particular.

  • Docentes

    Ana Regina Gregory Brunet

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9569768147392075

    Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993). Atualmente é Professor adjunto com mestrado da Universidade Luterana do Brasil e Professor Adjunto da Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Poliedro espaço hiperblico. 

    Claudia Lisete Oliveira Groenwald

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8981045307087356

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos UNISINOS e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1997), título reconhecido pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é diretora da SBEM/RS e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação, Formação Continuada e ensino e aprendizagem.

    Diego Ricardo Sabka

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3886447610093801

    Mestre em Ensino de Física pela UFRGS-RS (2016). Atualmente é professor da graduação em licenciatura em Física, modalidades presencial e EaD, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS), tutor de Especialização em Ensino de Física (UFRGS-RS) e professor de Física no ensino médio do Colégio La Salle Dores. Atua principalmente nos seguintes temas: Role-play, CTS, máquinas térmicas.

    Fernanda Fabero Guedes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5842193807887059

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora adjunta com mestrado da Universidade Luterana do Brasil, coordenadora de atividades do curso de Química. Tem experiência na área de alimentos, com ênfase em desenvolvimento, caracterização físico-química e microbiológica. Desenvolve pesquisa em biotecnologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos e bebidas fermentados, substâncias bactericidas e biodegradação de resíduos orgânicos.

    Gelson Luiz Fernando Barreto

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643E0

    Graduação em Licenciatura plena em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e mestrado em PPGEMA pela Universidade Luterana do Brasil (2003).

    Honor de Almeida Neto

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9947014630841150

    Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) PUCRS (1995). Pós doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social FEEVALE. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, ULBRA/Canoas e professor do PPG ODONTO/ULBRA. É também professor de cursos de graduação (presencial e EAD). Foi coordenador dos cursos de Ciência Política e Gestão Pública (ULBRA), tem experiência na docência, na confecção, estruturação e gestão de disciplinas e cursos EAD e de extensão. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP ULBRA). Orienta monografias, dissertações e teses. Integra a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Humano e Sociedade". Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas e Sociais com ênfase no impacto das tecnologias de informação e comunicação nas relações humanas e sociais. Pesquisa temáticas associadas à promoção da saúde, desenvolvimento humano, felicidade, Políticas Públicas, democracia e Direitos Humanos.

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil desde 2007. Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena e na literatura infantil. É autora, com outros colegas, de "A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras", editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 2), desenvolvendo atualmente o projeto Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais, que conta também com financiamento do CNPq (Bolsa). Integra o Grupo de pesquisa Cultura e Educação, do PPGEDU ULBRA e o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS .

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

    Leticia Azambuja Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4948585513835800

    Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências - Área: Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterna do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Engenharia Ambiental e Biomedicina e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

    Luciana Peixoto Cordeiro

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7535316818538575

    Graduada em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior (1986), Pós Graduada em Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos pela UNb /Unijuí e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente aposentada pelo Serviço Social da Indústria -SESI/RS atua como professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, tendo experiência em docência de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atua como docente na ULBRA-RS, na Graduação do Curso Educação nas Organizações, presencial e EAD e na Supervisão de Estágios/TCC. Atua, também, como docente em Cursos de Pós Graduação da ULBRA-RS. Coordena Projetos e escreve Livros Digitais.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. Coordenadora do LEI - Laboratório de Estudos de Inclusão do PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.

    Patricia Noll de Mattos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0014434515412271

    Mestrado em Ciência da Computação

    Rafael da Silva Valada

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8415661908398435

    Possui graduação em FÍSICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em MATEMÁTICA APLICADA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e coordenador de atividades do curso de Física da mesma universidade. Tem experiência na área de Física - Matemática com ênfase em Relatividade Geral, Mecânica Quântica e Equações Diferenciais, bem como experiência no ensino presencial e a distância de conteúdos relacionados a Física - Matemática.

    Rozimeri Pereira Ranzolin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8066281989045479

    Graduada em Licenciatura Belas Artes-Licenciatura/Plástica pela Universidade Feevale1985, e Licenciatura em Belas Artes/ Desenho pela Universidade Feevale1987. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior- PUCRS1997, Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação ULBRA2019. Cursa Especialização em Arteterapia FAVENI2020. Mestrado em Educação em Formação de Professores- PUCRS1999.Atua nas disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico, PEI- Práticas Educativas e Práticas e Metodologias de Ensino e Aprendizagem, Práticas Educativas, Projetos Educativos, Processos Investigativos de Educação e TICs nas modalidades Presencial e EaD na ULBRA. Atua no Pós Graduação/Especialização ULBRA com a Disciplina Projetos Educativos.

    Sandra Marise Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1746702301313125

    Possui graduação em PEDAGOGIA - HABILITAÇÃO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (2003) e PEDAGOGIA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL (2010), pela Universidade Luterana do Brasil, especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pelo Centro Universitário La Salle (2005). Atualmente coordena o Setor de Processos Acadêmicos EAD da Universidade Luterana do Brasil. Possui experiência em atendimentos psicopedagógico clínico e institucional, docência em sala de aula e orientação profissional.

    Simone Soares Echeveste

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9500539054666071#sthash.XYNyXmmc.dpuf

    Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNISINOS. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística.

Ulbra São Jerônimo - Rua Antônio de Carvalho, s/nº Esquina com RS 401 · CEP 96.700-000 · São Jerônimo/RS Telefone: (51) 3651.1121 · E-mail: