Página Inicial » Graduação » Física (EAD) » Coordenação e Corpo Docente

Matriz Curricular e Corpo Docente
De acordo com a lei: 13.168/2015

Joel Ricardo de Souza Cardoso

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é coordenador do curso de Química e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Trabalhou na Universidade de Passo Fundo e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Química Analítica e Química Inorgânica, nas áreas teórica e experimental.

• Coordenação Adjunta

Diego Ricardo Sabka

Mestre em Ensino de Física pela UFRGS-RS (2016). Atualmente é professor da graduação em licenciatura em Física, modalidades presencial e EaD, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS), tutor de Especialização em Ensino de Física (UFRGS-RS) e professor de Física no ensino médio do Colégio La Salle Dores. Atua principalmente nos seguintes temas: Role-play, CTS, máquinas térmicas.

• Núcleo Docente Estruturante

Renato Pires dos Santos

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783132Z4

Possui doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987), pós-doutorado em Inteligência Artificial aplicada à Física pela Universitaet Karlsruhe (TH) (Alemanha) (1990) e pelo Research Institute for Symbolic Computation (Áustria) (1991). Atualmente é professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil, revisor dos periódicos International Journal of Physical Sciences, Journal of Virtual Worlds Research, Revista Nupem (Unespar) e Acta Scientiae (ULBRA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, metaversos, tecnologias Web 2.0 para Educação e Ensino de Física no Second Life. Desenvolveu no ambiente virtual Second Life o laboratório virtual SL Physics Lab, micromundo de simulações computacionais de Físicas alternativas. Também atua em divulgação da ciência com o projeto Física Interessante, realizado através do site Física Interessante (http://www.fisica-interessante.com/), do blog Second Life Physics (http://www.secondlifephysics.com) e nas redes sociais Facebook (FisicaInteressante), Twitter (@fisicainteressa), dentre várias outras iniciativas de divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Física, em particular.

• Conselho do Curso

Agostinho Serrano de Andrade Neto

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723865Z3

Bacharel em Física e Doutor em Física Nuclear - Regime de Trabalho Integral - Professor do PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) da ULBRA.

Renato Pires dos Santos

Caren Bühler

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em administração educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão democrática, coordenador, formação de professores, escola básica.

Carlos Augusto Falcão Filho

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Especialização em Literatura Brasileira pela PUCRS (2007), Especialização em EAD pelo SENAC (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil. É escritor. Seu primeiro romance foi publicado em 2012 com o título Protetores pela Editora Underworld. Já publicou mais de vinte contos em diversas antologias, é editor da Argonautas Editora e um dos idealizadores do evento Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre. Publicou o livro de contos Mausoléu em 2013, no mesmo ano atuou pela segunda vez como curador na Feira do Livro de Porto Alegre com o evento "Tu Frankenstein 2".

Edgar Roberto Kirchof

Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e, como docente, no Curso de Letras. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura, Estudos Culturais, Semiótica e Cibercultura.

Gelson Luiz Fernando Barreto

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643E0

Graduação em Licenciatura plena em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e mestrado em PPGEMA pela Universidade Luterana do Brasil (2003).

Honor de Almeida Neto

Natural de Porto Alegre é Doutor em Serviço Social pela PUCRS de Porto Alegre (2004), Mestre (1999) e Graduado em Ciências Sociais PUCRS (1995). Atualmente é coordenador do curso de Ciência Política presencial e do CST em Gestão Pública na modalidade EAD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Canoas). É professor titular no curso de graduação em Ciência Política e Gestão Pública EAD, e em cursos de especialização na modalidade presencial e em EAD. Orienta monografias de graduação e Pós-graduação. Integra o grupo de pesquisa Cidades: Políticas Públicas, Redes e Sustentabilidade da ULBRA. Pesquisador com experiência na área das Ciências Humanas com ênfase na análise de processos de formação da Criança e do Adolescente e do impacto das NTIC na qualidade das relações humanas e sociais.

Iara Tatiana Bonin

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

Leomir Joel Schweig

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702489A9

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), Pós-graduação (Especialização) em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991) e Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Energia Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é professor em tempo integral da Universidade Luterana do Brasil, coordenando os cursos de Matemática Licenciatura e Matemática Aplicada à Informática. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente no seguinte tema: plamudes.

Lucas Gabriel Seibert

Possui graduação em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil - Canoas (2013). Professor da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, construcionismo, jogos eletrônicos, cálculo integral e diferencial e estatística.

Luciana Peixoto Cordeiro

Graduada em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior (1986), Pós Graduada em Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos pela UNb /Unijuí e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente aposentada pelo Serviço Social da Indústria -SESI/RS atua como professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, tendo experiência em docência de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atua como docente na ULBRA-RS, na Graduação do Curso Educação nas Organizações, presencial e EAD e na Supervisão de Estágios/TCC. Atua, também, como docente em Cursos de Pós Graduação da ULBRA-RS. Coordena Projetos e escreve Livros Digitais.

Mara Lúcia Salazar Machado

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

Maria Inês Borsa

Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Pós-graduação em Administração e Planejamento para Docentes na Universidade Luterana do Brasil - Canoas-RS (1993) e Mestrado em Gestão Empresarial pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales - UCES - Argentina (1996). É Professora Adjunta-Mestrado na Universidade Luterana do Brasil - Canoas/RS na modalidade a distância no Curso de Gestão Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, Administração, Letras e Pedagogia.Possui escritório particular de advocacia. Tem experiência na área de Direito Civil, com ênfase em Direito de Família, Direito das Sucessões e Direito Imobiliário, atuando principalmente nos seguintes temas: adoção, alimentos, separação judicial, divórcio, investigação de paternidade, inventários e partilhas, locações, avaliação de custos imobiliários e sistema registral. Atualmente, é Coordenadora do Curso Superior de Graduação Tecnológica em Negócios Imobiliários - EAD da Ulbra/RS.

Marlise Geller

Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis.

Patricia Noll de Mattos

Mestrado em Ciência da Computação

Sandra Marise Machado

Possui graduação em PEDAGOGIA - HABILITAÇÃO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (2003) e PEDAGOGIA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL (2010), pela Universidade Luterana do Brasil, especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pelo Centro Universitário La Salle (2005). Atualmente coordena o Setor de Processos Acadêmicos EAD da Universidade Luterana do Brasil. Possui experiência em atendimentos psicopedagógico clínico e institucional, docência em sala de aula e orientação profissional.

Tiago Weingarten

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil. Possui Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (2015). Possui graduação em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2012). Atualmente é professor do Instituto Estadual de Educação Paulo Freire. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Modelagem Matemática. Participante do Grupo de Pesquisa @+ (AMAIIS - Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com a Inclusão da Informática na Sociedade).

ULBRA Torres - Rua Universitária,1900 · Parque do Balonismo · CEP 95.560-000 · Torres/RS