Financie até 100% das mensalidades
do seu curso presencial e transforme a sua
vida através do conhecimento

FIES, NA ULBRA TEM

Não existem obstáculos para quem quer aprender e financiar seus estudos na ULBRA. Com o FIES você estuda e só paga depois de formado. Visite o site do programa e faça sua inscrição.
Os estudantes que tenham concluído o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010, ou edição posterior, obtido mais de 450 pontos na prova e nota superior a zero na redação do processo seletivo. Os demais alunos estarão isentos da comprovação de realização do Exame.

O QUE É

O Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (FIES) é um programa criado pelo Ministério da Educação que permite, através da comprovação de renda, o financiamento de até 100% de um curso presencial de graduação.

QUANDO VOCÊ COMEÇA A PAGAR

Uma vez aprovado o crédito educativo, o aluno somente começará a pagar seu financiamento após 18 meses contados da conclusão do curso.


Prazo para renovação de contratos é prorrogado até o final de maio

Solicitação deverá ser feita pela internet, na página do MEC.

Todos os alunos beneficiados com empréstimos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) poderão solicitar a renovação semestral de seus contratos até o dia 29.05, na página do programa.

A medida autorizando a prorrogação do prazo para renovação do benefício foi oficializada pelo Ministério da Educação, na manhã desta sexta-feira, 24.04, após publicação no Diário Oficial da União.

Ainda conforme o MEC, as solicitações de novos contratos de crédito educativo poderão ser feitas até o dia 30.04. Consulte o regulamento do benefício em http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

QUEM PODE FINANCIAR

Podem solicitar o financiamento os estudantes:
- de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) das instituições que participam do Programa e atendem as exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.
- que não possuam renda familiar mensal bruta superior a 20 salários mínimos nacionais.

QUEM PODE FINANCIAR SEM FIADOR

Qualquer estudante matriculado em um curso de graduação presencial na ULBRA e que possua renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos nacionais pode solicitar o financiamento sem a necessidade de um fiador.

COMO SE INSCREVER

  1. 1. Acesse o site sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal e informe os dados solicitados.
  2. 2. Cadastre uma senha, que será utilizada para acessar o sistema do MEC.
  3. 3. Preencha a ficha cadastral e aguarde o recebimento de uma mensagem com instruções para a validação do seu cadastro.
  4. 4. Após esta operação, entre no site do SisFIES, registre suas informações pessoais, as do seu curso e instituição. Conclua o procedimento e aguarde a confirmação.
  5. 5. Após concluir sua inscrição, compareça em até 3 dias úteis no Setor FIES do campus da ULBRA em que você estuda e apresente a documentação indicada para a validação do seu financiamento.
  6. 6. Confira a relação da documentação necessária na Portaria Normativa nº 22 do MEC.
  7. 7. Os alunos do campus Canoas deverão entregar a sua documentação na Central de Relacionamento ULBRA (Prédio 5, entrada lateral da Biblioteca) em até três (03) dias corridos após finalização da inscrição. O acompanhamento da solicitação será através do número de protocolo online, fornecido no momento da entrega, conforme prazo estabelecido pelo FNDE (acompanhar no site www.fnde.gov.br).

Saiba mais no site sisfiesportal.mec.gov.br.