Você está em: ULBRA » Pós-graduação » Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Dúvidas Gerais

» A quem são destinados os cursos de Pós-Graduação?
Os cursos de Pós-Graduação estão abertos à matrícula de candidatos que tenham concluído o curso de graduação e obtido o respectivo diploma.

» Estou cursando o último semestre de meu curso de graduação, posso ingressar na Pós-Graduação?
Não. De acordo com as resoluções que normatizam o ensino no Brasil, não é possível ingressar em um curso de Pós-Graduação sem que o candidato tenha concluído sua graduação.

Observação: Caso o(a) candidato(a) já possua um curso de graduação completo e esteja cursando outro, poderá ingressar na Pós-Graduação, desde que apresente o diploma ou atestado de conclusão contendo os atos legais de reconhecimento do curso que está concluído.

» Já tenho uma graduação, mas atualmente estou cursando outra, posso ingressar na Pós-Graduação?
Sim. Desde que apresente o diploma ou atestado de conclusão contendo os atos legais de reconhecimento do curso que está concluído.

» O que são cursos de Pós-Graduação?
Os cursos de Pós-Graduação estão divididos em Lato e Stricto- Sensu.

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA - Master Business. Possuem a duração mínima de 360 horas. Ao final do curso, o aluno obterá certificado, e não diploma. São abertas a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino - art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.

As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.). Ao final do curso o aluno obterá diploma. Os cursos de pós-graduação stricto sensu são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento previstas na legislação - Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.

» Os cursos de Especialização necessitam de reconhecimento do MEC?
Não. Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais se incluem os cursos designados como MBA - Master Business Administration), oferecidos por instituições de ensino superior ou por entidades especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional, independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

Os cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização da ULBRA são reconhecidos pelo Conselho Universitário através de Resolução própria e atendem a legislação Nacional vigente do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior.

Existe um portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados: http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/. Todas as instituições de ensino superior credenciadas que constam desse cadastro podem também oferecer cursos de especialização para os já graduados, sem prévia autorização nem posterior reconhecimento, nas áreas em que atuam no ensino de graduação.

» Os cursos de Graduação Tecnológica ou Seqüenciais possibilitam ao diplomado cursar uma Especialização?
Sim, desde que o curso seja de formação específica e reconhecido pelo MEC.

» Posso ingressar em um Pós-Graduação sem ter concluído a Graduação?
Não. De acordo com as resoluções que normatizam o ensino no Brasil, não é possível ingressar em um curso de Pós-Graduação sem que o candidato tenha concluído sua graduação.

Observação: Caso o(a) candidato(a) já possua um curso de graduação completo e esteja cursando outro, poderá ingressar na Pós-Graduação, desde que apresente o diploma ou atestado de conclusão contendo os atos legais de reconhecimento do curso que está concluído.


Dúvidas Sobre o Processo Seletivo

» Curriculum Vitae Documentado, o que é?
O Currículum Vitae documentado, é o currículum normal, acrescido de todas as cópias dos comprovantes das titulações registradas no currículum.

» O que preciso fazer para ingressar na Pós-Graduação?
Para ingressar nos cursos de Pós-Graduação da ULBRA você precisa passar pelas etapas do processo seletivo.

» Quais são as etapas do processo seletivo para cursos de Especialização (Lato- Sensu)?
1- Efetuar a incrição pela internet;
2- Entregar a documentação necessária para confirmar a inscrição.

» Quais são as etapas do processo seletivo para cursos de Mestrado e Doutorado (Stricto- Sensu)?
1- Efetuar a incrição pela internet;
2- Efetuar o pagamento da taxa de inscrição;
3- Entregar a documentação necessária para confirmar a inscrição;
4- Ser aprovado na prova de seleção;
5- Ser aprovado na entrevista com a comissão do Programa.

» Que documentos preciso entregar para inscrição nos cursos de Especialização?
» Cópia simples do RG e do CPF;
» Currículum Vitae resumido (duas páginas no máximo);
» Cópia autenticada do diploma de graduação.
OBS.: Caso você tenha se formado recentemente e ainda não disponha do diploma, poderá apresentar um atestado de conclusão que contenha os atos legais de reconhecimento do curso.

» Que documentos preciso entregar para inscrição nos cursos de Mestrado e Doutorado?
» Cópia simples do RG e do CPF;
» Currículum Vitae documentado;
» Cópia autenticada do diploma de graduação.
OBS.: Para o ingresso em nível de Doutorado você precisa apresentar a cópia do diploma de Mestre.

 

TOPO