DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Plantio de plátanos reafirma formação humanizada da Medicina
Ação marca os princípios que regem ensino médico da Ulbra

Em um gesto carregado de simbolismo, conexão com a natureza, saber e cuidado humano, alunos do curso de Medicina da Faculdade Ulbra Medicina São Jerônimo plantaram árvores da espécie Platanus orientalis - conhecida popularmente como plátano - próximos aos laboratórios onde realizam suas aulas práticas.
A ação, realizada na manhã desta quinta-feira (05/06), foi alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente e integrou a agenda institucional da Ulbra São Jerônimo, reforçando o compromisso da Instituição com a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a formação cidadã de seus alunos e da comunidade.
- Cada muda plantada hoje representa um compromisso com o futuro, com a preservação da vida e com a promoção do cuidado, não apenas com o meio ambiente, mas também com o bem-estar coletivo. Que este ato simbólico nos inspire diariamente a cultivar consciência, respeito e amor pela natureza - disse a futura médica, Élen Camargo, da primeira turma de Medicina.
O ato contou com a participação de professores, coordenadores, colaboradores e da equipe diretiva da Ulbra São Jerônimo, conectando a comunidade acadêmica e fortalecendo o sentimento de pertencimento à história do curso.
- Além de reforçar o compromisso da Ulbra com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, a atividade também promoveu um momento de integração entre diferentes setores da Universidade. Professores, alunos, gestores e funcionários atuaram juntos, numa vivência que une prática, simbolismo e celebração comunitária - destaca o diretor da Ulbra São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira.
Plátanos, símbolo de cura e acolhimento
A coordenadora do curso de Medicina, professora Rosângela Dornelles, explica que o plátano tem uma ligação histórica e profunda com a Medicina, remontando à Grécia Antiga. Hipócrates, considerado o pai da Medicina ocidental, costumava reunir seus alunos à sombra de plátanos para ensinar os princípios do cuidado, da escuta e da ética médica. Era sob suas copas acolhedoras que os futuros médicos aprendiam a desenvolver o olhar humano necessário para tratar seus pacientes. Por isso, o plátano tornou-se símbolo de sabedoria, reflexão, cura e acolhimento, valores que permanecem centrais na prática médica até hoje.
- Plantar um plátano aqui na nossa Faculdade de Medicina é fazer história por meio de um símbolo vivo da nossa missão de formar profissionais que cuidem da vida com técnica, ética e empatia. Plantar essa árvore com nossos alunos representa uma afirmação dos princípios que regem a formação médica da Ulbra - salienta a coordenadora.
Excelência acadêmica com valores humanos
A ação integra o calendário de atividades comemorativas dos 35 anos da Ulbra São Jerônimo, que, ao longo de sua trajetória, tem buscado unir excelência acadêmica com valores humanos e cristãos.
O plantio dos plátanos representa, nesse contexto, o compromisso da Instituição em cultivar o conhecimento e promover as consciências ambiental e social de seus estudantes.
- Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, esse gesto do plantio de plátanos demonstra que, quando se une memória, educação e cuidado com a criação, é possível formar profissionais que farão a diferença no mundo, dentro e fora das salas de aula. E agora, também, à sombra dos plátanos - conclui o diretor Rodrigo Baptista Moreira.
Voltar para mais notícias
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.