AMOR AO PRÓXIMO
Psicologia promove ação de empatia alusiva ao Setembro Amarelo
Atividade buscou lembrar que ouvir e acolher pode salvar vidas
Com o objetivo de despertar empatia e oferecer gestos de cuidado ao próximo, acadêmicas estagiárias do Serviço de Intervenção em Saúde Mental (SISAM), do curso de Psicologia da Ulbra São Jerônimo, promoveram uma atividade no saguão, alusiva ao Setembro Amarelo, mês da campanha nacional de prevenção ao suicídio.
A ação consistiu na entrega de mensagens positivas aos colegas, com o objetivo de estimular a valorização da vida. Com a frase "leia o que você precisa, escreva o que você gostaria de escutar", os estudantes foram convidados a participar ativamente, deixando mensagens em post-its para fixar em um painel interativo. O quadro permanecerá exposto durante todo o mês, em um espaço especialmente preparado para acolher reflexões e sentimentos.
A proposta buscou criar um ambiente de apoio e troca, onde cada estudante pudesse encontrar palavras de incentivo e contou com a participação do capelão Robson Kaufmann. Além disso, laços amarelos também foram distribuídos para lembrar da importância da campanha.
- Setembro Amarelo nos lembra que pequenas atitudes podem fazer muita diferença na vida das pessoas. Estimular a escuta, a empatia e o acolhimento é essencial para prevenir o sofrimento emocional e promover saúde mental -- comenta a acadêmica Fabiane Oliveira, uma das organizadoras da atividade.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional dedicada à prevenção do suicídio, uma das principais causas de morte entre jovens e adultos em todo o mundo. Iniciada no Brasil em 2015, a mobilização tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de falar sobre saúde mental, reduzir estigmas e incentivar quem sofre a buscar ajuda.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Por isso, ações de sensibilização e apoio, como a realizada pelos acadêmicos da Ulbra São Jerônimo, são fundamentais para ampliar a rede de cuidado.
A iniciativa das estagiárias do SISAM reforça o compromisso da Ulbra São Jerônimo em formar profissionais sensíveis às necessidades humanas e preparados para intervir de forma ética e acolhedora.
Voltar para mais notícias