Página Inicial » Pastoral  » Práticas Supervisionadas em Capelania Hospitalar

Práticas Supervisionadas em Capelania Hospitalar

Pastoral Ulbra Canoas/RS

O Projeto Comunitário de Capelania Hospitalar vem sendo, há diversos anos, um reconhecido serviço de práticas supervisionadas em assistência espiritual promovido pelo curso de Teologia da Ulbra em parceria com o Serviço de Pastoral do Hospital Universitário de Canoas.

Consiste num programa de treinamento teórico-prático de acadêmicos em Teologia para o exercício da assistência espiritual hospitalar, visando a uma compreensão do funcionamento e prática de um eficiente modelo de Capelania Hospitalar. Além disso, o projeto contempla a humanização do cuidado a pacientes e familiares internados no hospital, num atendimento espiritual mediado pela compaixão e solidariedade a indivíduos em situação de vulnerabilidade.

A metodologia do Projeto implica a prática de visitação e apoio espiritual aos enfermos internados, com o objetivo de promover a busca de uma humanização da assistência hospitalar e de uma melhor qualidade de vida dos pacientes, visto que a dimensão espiritual faz parte da promoção da saúde integral dos seres humanos.

São realizados workshops teórico-práticos assim como supervisões regulares das práticas realizadas pelos acadêmicos, sob a orientação do capelão hospitalar e do professor de Psicologia e Aconselhamento Pastoral do curso de Teologia.

O público-alvo principal são os pacientes internados e, o público secundário, os seus familiares, podendo também envolver os colaboradores e funcionários do hospital.

Cada acadêmico participante realiza a atividade de apoio espiritual através da visitação hospitalar em uma tarde por semana, terça ou quinta-feira, sendo realizadas, em média, cinco visitas por turno por cada acadêmico, junto aos leitos dos pacientes.

Pastoral - Campus Canoas. Av. Farroupilha, 8001 Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900 -
Telefone: (51) 3477.9282 · Fax: (51) 3477.1313· E-mail: