Perfil do Professor

Içami Tiba, em seu livro "Ensinar Aprendendo: como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização"(TIBA, 1998), diz que a educação se faz a seis mãos: da mãe, do pai e da escola. Esta parceria fundamenta a qualidade do processo e dá o direcionamento para o sucesso do aluno.

As mãos que se referem à escola são representadas principalmente pelo professor, símbolo maior da força que conduz o processo ensino-aprendizagem. Por isso mesmo, é alvo de toda atenção e sobre ele recai grande parte da responsabilidade pelo sucesso ou fracasso do aluno.

Sendo assim, é fundamental que o professor esteja atento às suas qualidades pessoais e profissionais, aprimorando cada vez mais as características que consideramos essenciais para oferecer ao aluno uma educação moderna e adequada aos dias de hoje.

Neste sentido, o Colégio Antares - Ulbra espera que seus professores:

  • tenham domínio do conteúdo que ensinam e busquem aperfeiçoá-lo de modo a inteirar-se dos avanços mais recentes na sua área de atuação, bem como aperfeiçoar seus métodos pedagógicos afim de dar sentido ao conteúdo oferecido ao aluno e, conseqüentemente, buscar o interesse do mesmo;
  • estejam dispostos a participar e colaborar na criação dos projetos e eventos, curriculares ou não, porque eles, além de enriquecerem cada vez mais o conhecimento que nossos alunos possuem, diferenciam o Colégio Antares dos demais Colégios;
  • estejam dispostos a participar de grupos de estudos em que serão aperfeiçoados e ampliados os conhecimentos, através de interação entre os colegas;
  • exerçam constantemente o seu senso de responsabilidade, assiduidade, pontualidade, organização, disciplina e cumprimento das normas;
  • investiguem e identifiquem as necessidades e possibilidades de seus alunos, especialmente nas áreas cognitiva, psicomotora, emocional e social, e saibam utilizar e transformar recursos e conhecimentos para a organização e criação de um trabalho educativo em consonância com as necessidades e possibilidades investigadas;
  • resgatem a função da escola para que essa volte a ter significado na vida do aluno e da comunidade;
  • que pautem suas ações na máxima de Deus "Amar a Deus acima de Todas as coisas e ao próximo como a si mesmo", seguindo o caminho do afeto, da solidariedade, do respeito e da fraternidade para com seus alunos e grupo de trabalho;
  • que conduzam suas aulas com firmeza, segurança e autoridade, lembrando-se sempre que as ações e /ou reações dos alunos são, em grande parte, reflexo das ações do professor;
  • que possam cobrar dos seus alunos justiça, por serem eles mesmos, justos; que possam cobrar segurança, por serem eles mesmos, seguros; que possam esperar dos alunos o respeito, por serem praticantes dos mesmo; que possam cobrar o carinho e o afeto (fundamentais para a aprendizagem) por serem carinhosos e afetivos para com os outros; enfim, que sejam coerentes com aquilo que fazem e aquilo que esperam que os outros façam;
  • que consigam manter a disciplina em sala-de-aula usando recursos que enriqueçam a formação moral do aluno e não através de "queda-de-braço", disputa de poder e de autoridade com o aluno. Neste sentido entra o bom senso e o equilíbrio emocional do professor para conseguir discernir o momento de falar e o de calar, o de negociar e o de impor, o limite do aluno e o seu próprio limite, procurando surpreender o aluno com atitudes positivas inesperadas.
  • Que, acima de tudo, amem a profissão que exercem e percebam os percalços da mesma como desafios ao seu crescimento, fortalecendo-se na fé em Deus e acreditando na bondade que reside no coração dos homens.

Colégio ULBRA Antares - Rua Xingu, 1390 - Bairro João Vicente - Goiatuba - GO
Telefone: (64) 3495-3013 · (64) 3495-2270· E-mail: