Esporte 30/07/2022 16:01

Emoção e sucesso no jogaço das estrelas do vôlei da Ulbra

Além de jogadas, será doada mais de uma tonelada de alimentos
A geração de ouro do vôlei gaúcho
A geração de ouro do vôlei gaúcho Foto: Aldrin Bottega/Especial

 Alegria, emoção, amizade e explosão de brilho de estrelas em um reencontro histórico. O jogaço dos supercampeões de vôlei da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e também dos demais que fizeram parte da história do time, contagiou a todos. Muitos saques e jogadas eletrizantes entre amigos que não se viam presencialmente há 25 anos. Ontem, às 18h30min, no ginásio principal do campus da Ulbra Canoas, o público pode rever de perto seus ídolos e ajudar com 233 quilos de alimentos. Também a Aelbra, mantenedora da Ulbra, fará a doação de uma tonelada de alimentos, conforme anunciou o presidente da Instituição, Carlos Melke.

Um jogo festivo, mas com gostinho de velhas estratégias de disputa. Os ex-atletas jogaram nos times Ulbra A e Ulbra B, com camisetas azuis e vermelhas, que representam as cores da Rede de Escolas da Ulbra. No mesmo estádio que já foi palco de grandes vitórias, o time vermelho venceu por dois sets a um. Grandes jogados de magos do voleibol como Gilson Mão-de-Pilão, André Heller, Bozko, Royal, Dentinho, Joel, Fernandão, Alex Lenz, Shorr, Dante, Jefferson, Badalotti e vários outros.

Durante a concentração dos atletas, o gestor de Esportes da Ulbra, Hans Kuchenbecker, fez uma surpresa através de uma vídeo chamada com Jorginho Schmitt - técnico da geração campeã, proporcionando um momento único. "Alguns atletas seguram as lágrimas. Muita amizade e emoção envolvida", diz Hanz. Histórias de vidas durantes mais de duas décadas

Homenagem

 A solenidade festiva na quadra do ginásio começou com os agradecimentos do gestor de Esportes, e ex-atleta de vôlei, Hans "A ideia é voltar com as escolinhas esportivas em toda a Rede de Escolas da Ulbra", informou Hans. Em seguida foi realizada uma homenagem, com um minuto de silêncio, ao fisioterapeuta Luiz Henrique de Lara Peres, formado pela Ulbra em 1997. Ele atuou como fisioterapeuta desportivo e foi professor e chefe do departamento de Fisioterapia da Ulbra, até 2006. Ele faleceu em junho deste ano. A mãe dele, Dinorá Peres, e a esposa Cristiane La Maison, estavam presentes na solenidade e receberam a placa de homenagem pelo atleta Gilson Mão-de-Pilão. Logo após, a bola voou em quadra.

A ideia do jogo dos ex-atletas de vôlei da Ulbra foi da gerente de Políticas Pedagógicas da Educação Básica e Técnica, Núrfis dos Santos Vargas. A coordenação ficou a cargo da Rede de Escolas da Ulbra, com a gerente operacional da Educação Básica e Técnica, Carin Cristina Borkert Kuchenbecker.

À noite, no salão vip da Ulbra, os atletas da geração campeã de vôlei foram recepcionados em jantar oferecido pelo presidente Melke. Todos foram presenteados com um troféu simbolizando as grandes conquistas e o reencontro.

 

OS JOGADORES

 TIME AZUL

Fábio -- Fábio José Silva

Joel -- Joel Perosa

Ledur -- Adriano Ledur

Hans -- Hans Kuchenbecker

Fernandão -- Fernando César Batista

Celso -- Celso da Silva

Badá -- Jean Badalotti

Bozko -- Luciano Bozko

Gilson -- Gilson Alves Bernardo

Alex -- Alex Schorr

Técnico -- Jerson Cunha

Auxiliar -- Nilo Borges

TIME VERMELHO

Rodrigo -- Rodrigo Pastorio

Dentinho -- Rafael Fantin

Mancio -- Marcelo Kothe Mancio

Alex -- Alex Lenz Stragliotto

André Heller -- André Heller

Trevisan -- Dante Elias Trevisan

Royal -- Ronaldo Henrique

Jeffe -- Jefferson Orth

Schwartz -- André Schwartzhaupt

Técnico -- Marcelinho Ramos

Auxiliar -- Carlos Poisl

DOAÇÕES

Todas as doações de alimentos foram encaminhadas ao Banco de Alimentos de Canoas, presidido por Henrique Ferrite.  Telefone: 3059-1559

SAIBA MAIS

 SUPERLIGA

A Ulbra fez parte dos anos dourados do vôlei gaúcho.

A Ulbra Canoas investiu forte no esporte e conquistou três títulos da Superliga para o Rio Grande do Sul.

1997/1998

1998/1999

2002/2003

Todos os títulos da Ulbra na principal competição de vôlei do país foram conquistados longe de casa.

Temporada 1997/1998

  • O técnico Jorginho Schmidt transferiu-se para Canoas em 1997 e levou a equipe canoense aos dois primeiros títulos seguidos na Superliga.
  • Elogiado por montar grandes elencos, Jorginho levou consigo alguns atletas que venceram a primeira edição da Superliga, como Gilson, o Mão-de-Pilão', André Heller, Celso e Marcelo Fronckowiak.
  • O grupo ainda foi formado por Fink, Joel, Hernani, Jeffe, Alex Lenz, Weber, Gatin, Willian, Jonas, Fernandão, Betão e Mâncio.
  • A Ulbra/Diadora superou o favorito Olympikus (RJ) no quinto jogo.

Temporada 1998/1999

  • O bicampeonato da Superliga veio na temporada seguinte (1998/1999) já com a Ulbra/Pepsi.
  • Com praticamente a mesma base de atletas, a equipe ainda teve Alexssandro, Bráulio, Carlos Javier, Carlos Alberto Toaldo, Guilherme Schuch, Badalotti, Itápolis, Marcel, Otelo, Roberto Ferreira.
  • A Ulbra levou a Superliga ao superar o Papel Report/Nipomed, de Suzano (SP), por 3 jogos a 1.

Temporada 2002/2003

  • E, em 2003, a Ulbra conquistou o tri na Superliga com Fronckowiak como técnico.
  • Atletas consagrados, como o campeão olímpico em Barcelona 1992, Marcelo Negrão, e o levantador Ricardinho, campeão olímpico em Atenas 2004.
  • O duelo final foi contra a Unisul (SC), onde os gaúchos levaram a melhor por 3 partidas a 0.
  • O grupo ainda era composto por Riad, Renato Felizardo, Lilico, Rapha, Bozko, Dentinho, Roberto, Cris, Alan, Dante Trevisan, Roberto Minuzzi, Acácio, Tiago Peter, Duda e Jardel.

Veja o jogo transmitido pelo canal do Youtube da Ulbra TV.

CLIQUE AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=XHSfZ7lvYVc

Marcelo Miranda

Jornalista -- MTb. 6824

Fale conosco