A Biomedicina é a ciência que estuda os fatores ambientais e ecoepidemiológicos responsáveis pela proliferação de doenças em organismos humanos. O biomédico é o profissional que identifica, classifica e estuda os agentes causadores de enfermidades com o objetivo de desenvolver ou aprimorar tratamentos que possam combatê-los.

No curso de Biomedicina do CEULP/Ulbra o aluno é capacitado a efetuar diagnósticos e conduzir pesquisas científicas envolvendo vírus e bactérias nocivas à saúde humana. Por meio de um currículo moderno, que mescla conhecimentos teóricos e práticos, o estudante aprende a emitir laudos e pareceres de responsabilidade técnica para a realização de procedimentos clínico-laboratoriais, como exames hematológicos, bioquímicos, imunológicos, citológicos, biomoleculares e toxicológicos.

Após concluir sua formação, o egresso está apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, exercendo suas funções com comprometimento científico, ético e intelectual.


Formação: Biomédico

Modalidade Presencial
Graduação Bacharelado
Turno Matutino
Duração 8 semestres
Investimento Simule sua mensalidade
Inscreva-se

O biomédico tem inúmeras opções de trabalho, como docência, pesquisa científica, meio empresarial público e privado, no país e no exterior. Na área de análises clínicas o biomédico pode realizar análises, ser responsável técnico, assinar e emitir laudos, assumir chefias técnicas, ser diretor ou proprietário de laboratório. Na área de banco de sangue pode processar sangue e derivados, realizar exames pré-transfusionais, realizar sorologias, assumir chefias técnicas, ser diretor do banco de sangue (exceto transfusão). Na área de análises ambientais está apto a prestar consultorias, ser proprietário da empresa, realizar análises físico-químicas e análises microbiológicas.

Nas análises bromatológicas pode realizar análises de alimentos, análises físico-químicas e análises microbiológicas. Na área de biologia molecular, realizar análises moleculares, interpretação de resultados, emissão e assinatura de laudos e pareceres técnicos. Na área de citologia o Biomédico realiza avaliação citológica do material esfoliativo. Na área da bioindústria e bioempresa pode-se realizar análises químicas e biológicas, produção de soros e vacinas, kits de reagentes para análises, assumir chefias técnicas e ser diretor ou proprietário de empresas do setor. Na área de imagenologia realiza radiografias, ultrassonografias, tomografias, ressonância magnética e medicina nuclear (a interpretação do laudo é vedada). Entre as áreas em crescimento está a de análise forense, na função de perito criminal, lidando com alta tecnologia e novas técnicas de exame de tecidos.

O curso de Biomedicina do CEULP/Ulbra possui um complexo laboratorial equipado para dar aos acadêmicos as melhores condições para o cumprimento das atividades em ensino, pesquisa e extensão. Possui ainda salas climatizadas, biblioteca, salas de informática e laboratório-escola equipado para o desenvolvimento das análises clínicas. Nos primeiros períodos as aulas práticas são voltadas para a origem, estrutura e função dos tecidos, anatomia, estudos bioquímicos e manipulação de vidrarias. Posteriormente, o acadêmico desenvolve uma visão crítica e ampliada a partir dos conhecimentos das disciplinas que proporcionam o diagnóstico laboratorial, tais como: microbiologia clínica, parasitologia, hematologia clínica, imunologia clínica, bioquímica clínica, liquídos corporais, genética e biologia molecular, sendo esta última a área de ênfase do curso na Instituição.

Localização do Campus

Teotônio Segurado, 1501 Sul - CEP 77.054-970 - Palmas/TO

Atendimento ao candidato

  • Telefone: (63) 3219.8000
  • E-mail:

Acompanhe-nos