O Fisioterapeuta é o responsável pelo diagnóstico e tratamento de disfunções cinéticas no organismo humano.

No curso de bacharelado em Fisioterapia do CEULP/Ulbra, o aluno é preparado para atuar não só na recuperação e reabilitação de pacientes com complicações motoras, mas também no desenvolvimento de ações conjuntas com equipes multiprofissionais da área da saúde. Através de um currículo generalista e humanista, o estudante entra em contato com uma gama variada de conhecimentos, que vão dos princípios básicos da neurologia a conceitos de anatomia avançada.

Por possuir uma formação versátil, o acadêmico desta graduação torna-se apto a trabalhar em diversos segmentos depois de formado, seja realizando atendimentos domiciliares ou trabalhando na preparação física de equipes desportivas, por exemplo.


Formação: Fisioterapeuta

Modalidade Presencial
Graduação Bacharelado
Turno Matutino
Duração 10 semestres
Investimento Simule sua mensalidade
Inscreva-se

A atuação do profissional fisioterapeuta no Norte do Brasil, vai de encontro ao desenvolvimento crescente da região. Especificamente no Tocantins, a preocupação do Estado em atuar de forma eficaz na saúde primária, secundária e terciária abre nichos e oportunidades para o mercado de trabalho. Portanto, o fisioterapeuta egresso do CEULP/Ulbra, por sua formação e oportunidades, poderá desenvolver suas atividades nas áreas de atendimento hospitalar, ambulatorial e domiciliar nas especialidades que abrangem a Reabilitação Cardiofuncional, Pneumofuncional, Traumato-Ortopédica Funcional e Reumatológica, Neurofuncional Adulto e Pediátrica, Dermatofuncional, Fisioterapia Uroginecológica, Fisioterapia Desportiva, Saúde do Trabalhador, Fisioterapia Aquática e Programas de Saúde da Família. Poderá ainda atuar em centros de recuperação bio-psico-social, nos programas institucionais de saúde pública e nas ações básicas de saúde. Fora da atuação direta em saúde, poderá atuar no magistério superior, na indústria de equipamentos profissionais, na vigilância sanitária, nas auditorias técnico-profissionais e nas perícias judiciais.

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP, reconhecido pela Portaria Nº 3.329 de 18 de outubro de 2004, teve seu reconhecimento renovado pela Portaria Nº 775 de 07 de Novembro de 2008. É o primeiro curso do Tocantins e formou, em 2005, a primeira turma de fisioterapeutas do Estado. No ENADE em 2007, dos 400 cursos de Fisioterapia avaliados em todo o Brasil, o curso de Fisioterapia do CEULP ficou em 93º lugar. Com periodicidade semestral e duração de cinco anos, utiliza o sistema de créditos e é composto de 240 créditos num total de 4080 horas. Adota o princípio da indissociabilidade entre, ensino, pesquisa e extensão. Define para o 1º e 2º anos a aprendizagem do trabalho de forma autônoma e os primeiros contatos com a realidade da futura profissão, para o 3º e 4º anos, o trabalho de forma autônoma e o contato com seu cliente/paciente potencial na atuação do aluno junto aos profissionais e para o 5º ano, o aluno como autônomo, atuando como pré-profissional. Para tanto, aos 1º, 2º, 3º e 4º anos são oferecidos projetos de extensão em instituições parceiras e aulas práticas em modernos laboratórios, que visam ao contato do acadêmico com a realidade da futura profissão porém, sob a ótica da observação e do atendimento junto ao professor. Já no 5º ano, 48 créditos, 816 horas, são destinados aos estágios curriculares, onde o acadêmico atua diretamente com o cliente/paciente, com supervisão do profissional, passando pelas principais áreas de especificidades da Fisioterapia. Para os estágios curriculares, o curso de Fisioterapia conta desde junho de 2003 com a Clínica de Fisioterapia que, em março de 2008, passou a funcionar em sede própria em área nobre e de fácil acesso da cidade de Palmas. A clínica possui espaços amplos e arejados e modernos equipamentos para o atendimento ao público, que é realizado gratuitamente.
A proposta pedagógica do curso inclui ainda em sua matriz, 12 créditos ou 204 horas de Atividades Complementares que contemplam atividades extrainstitucionais na área de Fisioterapia e ações de cidadania e têm por objetivo a complementação da formação profissional em seu processo pessoal. Outro diferencial do curso de Fisioterapia do CEULP é nosso corpo docente composto por profissionais doutores, mestres e especialistas, onde 70% dedicam-se exclusivamente ao curso.

Localização do Campus

Teotônio Segurado, 1501 Sul - CEP 77.054-970 - Palmas/TO

Atendimento ao candidato

  • Telefone: (63) 3219.8000
  • E-mail:

Acompanhe-nos