São denominados Sistemas de Informação os processos manuais ou automatizados por computadores utilizados para a coleta, processamento, transmissão e organização de dados de interesse público ou particular. O profissional desta área do conhecimento, entre outras coisas, é o responsável pela elaboração, construção e manipulação de sistemas informacionais computadorizados, sejam eles desenvolvidos a partir de bancos licenciados ou opensource.

 No curso de graduação em Sistemas de Informação do CEULP/Ulbra, o aluno recebe sólida formação profissional no segmento de desenvolvimento tecnológico em informática. Ao longo da graduação, o estudante aprende a elaborar projetos e a implantar softwares criados para atender as demandas de empresas dos mais variados segmentos, de indústrias a órgãos do serviço público, passando por agências de publicidade, bancos e até companhias de varejo.

Por meio de um currículo técnico-científico elaborado em sintonia com as necessidades do mercado, são ensinados aos acadêmicos deste curso conceitos de algoritmos, matemática aplicada, estruturação de dados, programação, lógica de predicados, engenharia do software e muitos conteúdos indispensáveis a quem deseja ingressar no ramo da Tecnologia de Informação.


Formação: Bacharel em Sistemas de Informação

Modalidade Presencial
Graduação Bacharelado
Turno Noturno
Duração 8 semestres
Investimento Simule sua mensalidade
Inscreva-se

Após a colação de grau, o egresso está habilitado a trabalhar linguagens de programação para o desenvolvimento e propor soluções em sistemas, resolvendo problemas relacionados aos processos e fluxos de trabalho. Muitos profissionais graduados nesta área prestam consultoria terceirizada para empresas, indicando, dos softwares e hardwares disponíveis no mercado, quais os que melhor se adéquam à rotina das organizações.

Atualmente, a empregabilidade dos diplomados em cursos deste segmento é alta. De acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil possui hoje quase 50 mil vagas de trabalho em aberto no ramo da TI, o que comprova a necessidade de capacitar mão de obra especializada para este segmento.

O curso trabalha, conjuntamente, ao ensino, à pesquisa e à extensão. Dessa forma, as ações realizadas por professores, alunos e demais colaboradores objetivam: 
- intensificar a vida universitária através de seminários e grupos de estudos, desenvolvendo tópicos extracurriculares; 
- preparar os alunos para a pós-graduação ou para especialização em novas tecnologias, estimulando sua participação em congressos científicos; 
- desenvolver a linguagem escrita e oral através de exposições e seminários; 
- inserir os alunos em atividades de desenvolvimento de software, oferecimento de consultoria, planejamento e organização de redes, entre outras; 
- estabelecer vínculos de contato com a comunidade empresarial, utilizando o conhecimento específico do aluno para suprir necessidades em relação ao trabalho prático; 
- desenvolver habilidades empreendedoras de caráter empresarial, incentivando o surgimento de novas ideias, sempre com espírito crítico e inovador.

Localização do Campus

Teotônio Segurado, 1501 Sul - CEP 77.054-970 - Palmas/TO

Atendimento ao candidato

  • Telefone: (63) 3219.8000
  • E-mail:

Acompanhe-nos