Extensão

A extensão é concebida como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. Entendida como prática acadêmica, interliga a Instituição com as demandas da sociedade civil, possibilitando a formação do profissional cidadão. 

Nas atividades de extensão, os profissionais têm a oportunidade de traduzir para o campo operacional os conhecimentos que a Instituição vem produzindo. Nesta perspectiva, a aproximação da Instituição com a sociedade deve ocorrer tendo como norte a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois a tradução do conhecimento científico no campo operativo exige profissionais com competência para a produção do conhecimento científico e técnico, assim como exige habilidades de socializar esses conhecimentos para segmentos da sociedade, de forma a contribuir para sua autonomia. 

A política da Faculdade Ulbra - Medicina - Palmas para a extensão conduz: 

  • ao desenvolvimento de habilidades e competências do alunado, possibilitando condições para que os alunos aprendam na prática os aspectos teóricos refletidos em sala de aula;

  • à participação dos discentes nos Projetos idealizados para o curso; 

  • à oferta de atividades de extensão de diferentes modalidades balizados nos eixos temáticos do Fórum Nacional de Extensão; 

  • ao estabelecimento de diretrizes de valorização da participação do aluno em atividades extensionistas; 

  • à definição dos indicadores próprios de avaliação das atividades de extensão.

Com a extensão, a Faculdade Ulbra - Medicina - Palmas, além de ter um canal de comunicação com a comunidade na qual está inserida, busca a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa, pois dados e problemas identificados podem servir de retroalimentação para essas atividades. 

São objetivos da extensão: 

  • aprimorar o espírito analítico-crítico e desenvolver o espírito científico do aluno;

  • criar condições para o desenvolvimento de parcerias entre o ensino e a pesquisa e segmentos da sociedade; 

  • contribuir para o equacionamento de problemas sociais, econômicos e políticos da sociedade, em especial os vivenciados pela população-alvo; 

  • articular o saber existente na sociedade com o saber sistematizado na academia;

  • promover a reflexão e a produção de conhecimento na área de atuação do docente;

  • possibilitar a conjugação entre teoria e prática; 

  • contribuir para o aprimoramento da formação ética, política, científica e técnica dos corpos docente e discente; 

  • incentivar a formação de grupos interdisciplinares; 

  • promover parcerias voltadas para a construção de um projeto de sociedade referenciado na justiça social e na igualdade; 

  • contribuir para a (re)definição do conceito de currículo, de maneira a incorporar a extensão como atividade rotineira do discente; 

  • realizar a extensão sob a forma de programas comunitários, projetos, cursos de extensão, eventos, prestações de serviço e elaboração e difusão de publicações e outros produtos acadêmicos. 

Na IES, a política institucional extensionista será articulada e sistematicamente organizada por meio do setor identificado como Educação Continuada (Educon), segmento vinculado à Direção Acadêmica da unidade, responsável pela gestão de todas as modalidades de ações extensionistas promovidas no curso ou resultante de parcerias interinstitucionais.

Na Ulbra - Medicina - Palmas serão planejadas diversas modalidades de ações extensionistas: 

a) Programa, entendido como um conjunto de ações de caráter orgânico-institucional, de médio a longo prazo, com clareza de diretrizes e orientadas a um objetivo comum; 

b) Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI), compreendido como um conjunto de ações planejadas a partir da definição de objetivos acadêmicos alinhados ao perfil profissiográfico dos cursos  e objetivos comunitários baseados no estudo-diagnóstico do território; 

c) Projeto, entendido como um conjunto de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, limitado em um prazo determinado, com desenvolvimento que deve resultar no alcance de um objetivo bem definido; 

d) Ligas Acadêmicas, entendidas como entidades organizadas, constituídas por estudantes de graduação, sob a coordenação de professores orientadores, que fomentam atividades de ensino, pesquisa e extensão, num determinado setor/cenário da sociedade; 

e) Curso, concebido como um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária mínima de oito horas;  

f) Evento, identificado como um ação que implica na apresentação e exibição pública e livre, ou, também, com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico, desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Instituição (congresso; fórum; seminário; semana; exposição; espetáculo; evento esportivo; festival ou equivalentes).

As ações extensionistas também poderão ser classificadas em: Comunitárias (regidas por editais anuais, com alocação ou não de carga horária, com foco no atendimento às demandas das comunidades em que a IES esteja inserida); Vinculadas às disciplinas (integram o planejamento/atividades das disciplinas curriculares em desenvolvimento no semestre letivo); Prestação de Serviços, são atividades de transferência do conhecimento gerado, incluindo-se nesse conceito serviços em clínicas e em laboratórios da instituição, assessorias e consultorias, pesquisas encomendadas e atividades contratadas e financiadas por terceiros; Rede de Escolas, exclusivamente para registro de projetos desenvolvidos no âmbito das escolas da Rede Ulbra.

A Faculdade Ulbra - Medicina - Palmas tem o Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) como parte integrante de sua abordagem de curricularização da Extensão. Por meio da concepção e implementação da flexibilidade curricular, a Ulbra - Medicina - Palmas promoverá o desenvolvimento de ações pedagógicas que integram extensão, pesquisa e ensino. Essa abordagem buscará realizar um trabalho junto à comunidade, compreendendo suas necessidades e entendendo o contexto local. O objetivo será estabelecer uma colaboração mútua, em que tanto a Instituição quanto a comunidade identifiquem e trilhem o caminho para soluções conjuntas. Dessa forma, a experiência adquirida por meio das disciplinas de curricularização da extensão servirá como base para identificar temas relevantes, possibilitando a proposição de cursos de educação continuada, incluindo projetos de extensão, atualização, aperfeiçoamento e especialização. Por exemplo, no Programa de Extensão Interdisciplinar "Promoção e Educação para a Saúde" ocorrerá a integração da educação e da saúde para melhorar a qualidade de vida da população. Com ações interdisciplinares, os projetos envolverão a busca por reconhecer os determinantes sociais da saúde, a utilização de estratégias de promoção e educação em saúde, e a promoção de ações que impactem positivamente na saúde das pessoas.

Independentemente da modalidade, as ações extensionistas possuirão aderência às áreas temáticas e às linhas de extensão universitária definidas pela Política Nacional de Extensão, condição para o seu desenvolvimento, e o processo de análise e aprovação das propostas envolverá diretamente a coordenação da Educação Continuada (Educon), que também assumirá a responsabilidade de acompanhar a execução e avaliação das mesmas. Assim, docentes proponentes e responsáveis por programas, projetos, programas de extensão interdisciplinar, prestação de serviço e ligas acadêmicas serão responsáveis pela entrega de relatórios ao final de cada semestre letivo; enquanto docentes proponentes e responsáveis por eventos e cursos serão responsáveis  pela entrega de relatórios ao final de cada atividade desenvolvida.

Há que se destacar também que a via de participação dos alunos nas diversas ações de extensão poderá ocorrer de maneira voluntária, atendendo aos pressupostos da Lei nº 9.608/98, ou como bolsista com desconto extensão, que, custeado com recursos da própria Instituição de Ensino, obedecerá às definições emanadas de resolução específica, quando assim ocorrer.

A promoção da acessibilidade universal e o estímulo à participação acadêmica em experiências de internacionalização são também dimensões da Política Institucional de Extensão na Faculdade Ulbra - Medicina - Palmas. No caso do primeiro, há o Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), desenvolvido no âmbito do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes (Alteridade), que se materializará no princípio de dar sentido a uma mudança de cultura, visando à inclusão social, valendo-se da prestação de apoio psicopedagógico aos alunos, professores e colaboradores com deficiências, e promovendo a comunicação intermediada por tradutores e intérpretes, auxiliando nos aspectos operacionais das atividades educacionais e do assessoramento à área de Recursos Humanos na sua política de contratação de colaboradores com deficiência. No caso do segundo, há o Programa de Internacionalização, com estímulo aos intercâmbios internos (entre unidades da Aelbra) e internacionais (universidades de países com convênio), que proporcionará ao estudante o enriquecimento do seu currículo e ampliação de perspectivas pessoais e profissionais.

Acesse aqui o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)