FORMAÇÃO MÉDICA 02/12/2025 17:27
Aula magna de Medicina na Ulbra destaca vivências internacionais
Dr. Ricardo Tremi, da Universidade de Stanford, compartilhou experiências
A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) realizou, nesta segunda-feira (1), a aula magna do curso de Medicina no campus Canoas, conduzida pelo Dr. Ricardo Tremi, médico anestesista da Stanford University, nos Estados Unidos. O encontro reuniu acadêmicos e professores para uma conversa sobre saúde, formação médica e atuação profissional em diferentes países, com foco especial nos sistemas dos Estados Unidos e da Alemanha, onde o convidado também já exerceu atividades clínicas.
Ao longo da palestra, Dr. Tremi apresentou fotos, relatou experiências pessoais e destacou as diferenças culturais e estruturais da prática médica nesses países.
A influência da cultura na prática clínica
Ao falar sobre sua trajetória internacional, o convidado ressaltou que a experiência mais marcante não foi apenas relacionada à técnica, mas à forma como diferentes sociedades compreendem o adoecimento. "O mais interessante é o aspecto cultural. As patologias são as mesmas em todos os continentes, mas o paciente interpreta o processo da doença de maneira diferente, dependendo da cultura que tem e isso implica diretamente na nossa prática clínica diária. Para mim, o mais surpreendente e enriquecedor foi trabalhar com diferentes culturas em diferentes continentes e como isso influencia o tratamento do paciente. O contato intercultural também foi muito importante", contou.
O médico destacou que compreender essa dimensão amplia o olhar do profissional e enriquece sua capacidade de oferecer um atendimento mais sensível e adequado às particularidades de cada pessoa.
Dr. Tremi também orientou os acadêmicos sobre aspectos fundamentais para quem almeja atuar fora do país. "Comunicação é fundamental. Dominar a língua do país para onde você está indo faz toda a diferença. O preparo acadêmico também é muito valorizado lá fora, como a iniciação científica. É importante sempre acreditar no seu caminho, fazer escolhas conscientes e ter paixão pelo que você faz", destacou.
A aula magna proporcionou aos acadêmicos uma visão ampliada da Medicina, mostrando como a prática clínica é impactada por fatores culturais, sociais e institucionais.
Antes da aula magna, o Dr Tremi e comitiva da Stanford University, que o acompanhava, foram recebidos pelo presidente e pelo vice-presidente da Ulbra, respectivamente: Carlos Melke Filho e João Pedro Melke, e por diretores da instituição. No encontro, foi apresentada a Ulbra, sua história, seus campus, a preocupação com a boa educação, o trabalho social desenvolvido, a reestruturação financeira, com a equalização do passivo, além do acolhimento, marca da universidade em todos os seus centros educacionais.
Em contrapartida, os técnicos de Stanford destacaram o trabalho realizado na instituição norte-americana, que incentiva a prática esportiva e a parte acadêmica, como a publicação de artigos científicos e participação em congressos. Também foi iniciada a discussão de futuras ações conjuntas e parcerias.