Página Inicial » Acessibilidade  » Libras

Libras

Libras ou Língua Brasileira de Sinais é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. Como língua, esta tem todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguística de poder e força. Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra. 
Na Língua Brasileira de Sinais de modalidade gesto-visual há uma relação entre o comando dos olhos e a coordenação das mãos, além de possuir regras gramaticais próprias e estrutura sintática, semântica e morfológica.

"A palavra linguagem aplica-se não apenas às línguas português, inglês, espanhol, mas a uma série de outros sistemas de comunicação, notação ou cálculo, que são sistemas artificiais e não naturais."
  (QUADROS e KARNOPP, 2004:24)

A Libras tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais. Sendo assim, cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.
São línguas com estruturas gramaticais próprias. Faz-se necessário, também, que a Libras não é uma língua limitada, pois, ao contrário do que muitos pensam, ela não expressa somente informações concretas, mas também transmite, assim como quaisquer outras línguas, ideias abstratas. Um processo de interpretação da Libras para o Português ou vice-versa, por exemplo, não pode ser feito por pessoas que conheçam simplesmente os sinais soltos; é necessário conhecer toda a estrutura gramatical para que se possa combinar os sinais de modo inteligível. A Língua Brasileira de Sinais não é, portanto, o português sinalizado.

As línguas de sinais não são universais, cada país possui uma e todas são desenvolvidas respeitando os regionalismos (expressões que diferem de região para região) e a influência da cultura nacional à qual estão submetidas. 

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o idioma materno dos surdos brasileiros. Seu sistema de comunicação é desenvolvido na modalidade gesto-visual, e, por isso, é baseado inteiramente no comando dos olhos e de movimentos coordenados das mãos.

Assim como o inglês, alemão ou espanhol, possui todos os componentes pertinentes à sua estruturação, como alfabeto, morfologia semântica e sintaxe próprias. Por isso, aprender Libras demanda estudo e prática. Por exemplo, um processo de sua interpretação ou tradução não pode ser feito por pessoas que conheçam simplesmente os sinais soltos. Para que eles tenham sentido, é necessário combiná-los respeitando normas gramaticais específicas.

Através do Programa Permanente de Acessibilidade, a Ulbra desenvolve um reconhecido trabalho de inclusão social e de ensino desta forma de expressão. Todos os estudantes surdos e deficientes auditivos matriculados em nossas Unidades recebem apoio pedagógico especializado e acompanhamento de intérpretes de Libras em sala de aula. Para auxiliar familiares e amigos, são oferecidos cursos regulares e profissionalizantes para formação de tradutores e intérpretes de Libras. Navegue pelo menu ao lado e saiba mais!

Acessibilidade - Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 6: Sala 42 Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900 - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: (51) 3477.9190 · E-mail: