Lacrosse 21/09/2022 17:06

Lacrosse: estudantes aprendem novo esporte com atletas profissionais

Ideia é implantar a modalidade no Brasil a partir de Santarém.

Uma nova modalidade esportiva começou a ser difundida em Santarém, oeste do Pará: é o Lacrosse. O esporte é praticado com um bastão que possui uma rede na ponta. É lá que a bola fica localizada, sendo necessário atirá-la de um jogador para o outro até que alguém faça gol. O jogo é tipo "futebol com taco" com equipamentos de proteção no rosto. 

Popular no Canadá e nos Estados Unidos, o esporte está sendo divulgado em Santarém por dois profissionais consagrados da modalidade: Cristina Velez e Sérgio Madrigal. Os atletas defenderam as seleções nacionais de Lacrosse da Espanha e Colômbia, respectivamente, e atualmente são professores e dirigentes internacionais da modalidade.  A ideia é implantar um Comitê Brasileiro do Esporte a partir de Santarém para incentivar a adesão do Lacrosse  no país. "O objetivo de trazer o esporte para o Brasil surgiu a partir do contato que fiz com o professor do país que tem a prática esportiva. Queremos divulgar para a população brasileira esse esporte e implantar em nosso país a partir da nossa cidade. Estamos articulando a criação do Comitê Brasileiro de Lacrosse",  destacou o diretor acadêmico e coordenador do curso de Educação Física da Ulbra Santarém, Manuel Elbio Aquino Sequeira.

Em Santarém, Cristina e Sérgio visitam universidades, escolas municipais, estaduais e particulares para esclarecer sobre a prática do Lacrosse.  O Colégio  Ulbra Cristo Salvador recebeu a visita dos atletas nesta quarta-feira (21/09) no ginásio da instituição de ensino. 

"Repassamos para os alunos o passo a passo sobre o esporte. Explicamos as técnicas e damos dicas de como fazer um bom jogo. É interessante notar a empolgação dos alunos com a modalidade. O interesse dos estudantes mostra que o Brasil pode ganhar muitos adeptos e revelar muitos talentos de Lacrosse", ressaltou Cristina Velez.

O aluno do 2º ano do ensino médio, João Pedro, destacou como foi a experiência de conhecer sobre um novo esporte. "O Lacrosse é um esporte divertido de aprender e praticar e tem elementos completamente diferentes do que temos no Brasil. É muito curioso, pois é um esporte novo que envolve equipamentos que nunca tivemos contato. Muito legal!", ressaltou Pedro.

LACROSSE

O Lacrosse é um esporte coletivo nas categorias masculino e feminino. O jogo é feito com duas equipes e pode ocorrer em quadra coberta ou em ar livre. É um esporte de impacto (principalmente na versão masculina), por isso também é essencial o uso de equipamento de proteção corporal, assim como no hóquei ou futebol americano. 

Há quatro diferentes versões do esporte: lacrosse de campo, lacrosse feminino, box lacrosse e intercrosse. 

Fale conosco