Dia da Consciência Negra 19/11/2025 12:04
Projeto promove vivência prática da cultura africana e afro-brasileira
Atividades foram alusivas ao Dia da Consciência Negra.
Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Ulbra Cristo Salvador participaram, na manhã desta quarta-feira (19/11), de uma programação especial do projeto Dia da Consciência Negra -- "UBUNTU: Eu sou porque nós somos". A ação foi conduzida pelas professoras Cheila Batz e Regiandrea Lourido, responsáveis por desenvolver atividades que ressaltam a riqueza da cultura africana e afro-brasileira.
O projeto teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência prática, significativa e reflexiva sobre a história e as tradições dos povos africanos, valorizando suas contribuições para a formação da identidade brasileira e combatendo estereótipos ainda presentes na sociedade.
"Buscamos dar voz aos 'leões', permitindo que nossos estudantes conhecessem e vivenciassem parte da cultura africana através de suas próprias lentes. Celebramos a criatividade, a estratégia e a socialização presentes nessas tradições. Combatemos o racismo com educação, conhecimento e, principalmente, com a celebração da riqueza que a cultura negra traz para a nossa História", destacou a professora Regiandrea Lourido.
A manhã contou com diversas atividades, como a apresentação de Zumba realizada pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio, que animou e envolveu toda a escola. Os estudantes também participaram de brincadeiras tradicionais de diferentes países africanos, entre elas:
- Terra-Mar (Moçambique)
- Da Ga (Nigéria)
- Mamba (África do Sul)
- Fogo na Montanha (Tanzânia)
- Acompanhe Meus Pés (Zaire -- atual República Democrática do Congo)
- Pegue a Cauda (Nigéria)
- Kewiriguei (Egito -- queimada adaptada)
As atividades estimularam o respeito, a colaboração, o espírito esportivo e a inclusão. "Esta manhã de vivências é um passo importante na desconstrução de uma narrativa histórica que, por séculos, marginalizou a cultura africana. O projeto está alinhado à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, e aos princípios de uma educação verdadeiramente antirracista", explicou a professora Cheila Batz.
A iniciativa reforça o compromisso do Colégio Ulbra Cristo Salvador com uma educação plural, inclusiva e consciente, valorizando a diversidade como fundamento para a construção de uma sociedade mais justa.
-
ENEM 2026 Estudantes participam de Aulão Especial de Estratégias para o ENEM 2026
-
Solidariedade Projeto de Leitura encerra com doação de brinquedos para crianças carentes
-
Novas descobertas Estudantes do 9º ano vivenciam projeto de transição "Novos Caminhos"
-
Educação Infantil Projeto de Leitura incentiva criatividade e expressão oral
- « Ver mais