Extensão
Jogos de origem africana como instrumento de aprendizado
Atividade atende a diretrizes do MEC

Para se adequar à solicitação do Ministério da Educação de atingir as metas do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, o curso de matemática EAD implementou o projeto de extensão comunitária Educação Matemática e os Jogos de Origem Africana. O objetivo é, a partir da atividade prática, aliar o ensino da matemática com a temática africana no ensino básico.
O projeto foi desenvolvido por alunos dos cursos de Matemática e Pedagogia EAD a partir de atividades como pesquisa da história e cultura africana, desenvolvimento de materiais didáticos e planejamento das atividades. Cada aluno envolvido realizou as atividades com um grupo de estudantes de educação infantil, anos iniciais e finais, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na disciplina de matemática, os jogos são usados como método para aumentar o pensamento lógico, criativo e tático. Nesse contexto, os jogos de origem africana como a Kalah e o Oware, que simulam situações do cotidiano tribal como plantações, colheitas e caça.
Além da divulgação nas escolas, o projeto também foi apresentado no 12º Encontro do Ensino de Matemática, em São Paulo, na Expoulbra, no dia Dia da Responsabilidade Social Ulbra, realizado na Escola Municipal Paulo Freire, em Canoas, e na Semana da Consciência Negra do Areal da Baronesa em Porto Alegre.
Caren Moraes
Jornalismo - Mtb 11.772
*colaborou o acadêmico do curso de Jornalismo Pedro Brum
Notícias relacionadas
-
05
AGOEXEMPLO DE SUPERAÇÃO Caramelo vira símbolo em estudo internacional sobre catástrofe no RS -
18
JULAPRENDIZADO NA PRÁTICA Visitas técnicas consolidam conhecimento na Ulbra -
17
JULTOP 10 Direito, Psicologia e Medicina no ranking dos cursos preferidos da Ulbra -
14
JULTRANSMISSÃO Jornalismo da Ulbra tem aula prática na Arena