ENSINO SEM FRONTEIRAS
Brasil e Colômbia ampliam diálogo acadêmico com atividade em Bogotá
Educador da Ulbra deu aulas na Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca
O diretor de Relações Internacionais da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e professor de inglês do curso de Medicina, Antônio Costa, viajou para Bogotá, Colômbia, a convite da Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, para ministrar uma semana de aulas como docente visitante na área da saúde. Ele ofereceu atividades acadêmicas voltadas ao ensino de inglês abordando aspectos da cultura brasileira, atendendo uma curiosidade dos estudantes locais. "Ministrar uma semana de atividade acadêmica no exterior permite construir pontes interculturais que vão muito além do conteúdo técnico. Também é uma oportunidade de trazer novos conhecimentos para nossos alunos", ressalta.
Lecionar em instituições internacionais é uma oportunidade que transforma tanto quem ensina quanto quem aprende. Professores que participam dessas experiências acadêmicas levam novos olhares para a sala de aula, compartilham conhecimento e, ao mesmo tempo, ampliam sua própria compreensão sobre diferentes culturas e contextos. Essas vivências enriquecem o currículo, fortalecem o ensino e contribuem para a formação de alunos mais preparados para um mundo global e diverso.
Experiências de intercâmbio
A Ulbra já recebeu dois estudantes da universidade colombiana no curso equivalente à Biomedicina, como parte das ações de mobilidade acadêmica promovidas pelo setor de Relações Internacionais. Os intercambistas participaram de aulas práticas e integraram atividades nos laboratórios e centros de saúde da Universidade.
A Diretoria de Relações Internacionais da Ulbra atua na construção de parcerias com instituições de ensino de mais de 20 países ao redor do mundo, promovendo mobilidade de alunos, professores e técnicos. O programa de intercâmbio tem como foco o desenvolvimento acadêmico, cultural e pessoal dos participantes, estimulando o diálogo entre diferentes realidades educacionais. Além da Colômbia, a Ulbra mantém mais de 50 convênios com universidades da Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, México, Paraguai e Portugal, entre outros países.
Bruna Santos
Assessoria de Comunicação Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
24
OUTENSINO DE EXCELÊNCIA Ulbra amplia portfólio com novos cursos EAD e semipresenciais -
21
OUTENSINO DE EXCELÊNCIA Ulbra RS oferece 200 bolsas gratuitas de pós-graduação para professores -
05
AGOEXEMPLO DE SUPERAÇÃO Caramelo vira símbolo em estudo internacional sobre catástrofe no RS -
18
JULAPRENDIZADO NA PRÁTICA Visitas técnicas consolidam conhecimento na Ulbra



