Página Inicial » Pesquisa » Comissão de Ética no Uso de Animais

Comissão de Ética no Uso de Animais

A CEUA/Ulbra pede atenção para a Resolução Normativa No 33, de 18 de novembro de 2016, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal/CONCEA:

Considerando o Anexo da Resolução, VII: "Procedimentos cirúrgicos. Define-se procedimento cirúrgico como uma intervenção que requer acesso a um tecido vivo. No cenário científico, o tipo de procedimento dependerá do propósito científico e pode variar desde uma incisão superficial até a penetração de uma cavidade do corpo, intervenção em órgão(s) ou dissecação tecidual extensa, que deverá ser realizada por Médico Veterinário responsável", novos projetos submetidos e projetos em andamento deverão seguir o determinado pela Resolução.

Link para a Resolução: http://www.mct.gov.br/upd_blob/0240/240524.pdf

A Comissão de Ética no Uso de Animais da Ulbra (CEUA/ULBRA) é um órgão colegiado, interdisciplinar, de caráter consultivo, normativo e deliberativo que busca fazer a supervisão de todo e qualquer experimento pedagógico ou científico envolvendo o uso de animais vivos.

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) prioriza o cumprimento da Lei 11.794, de 8 de outubro de 2008, e, por isso, todos os projetos de pesquisa, TCCs de cursos de graduação e pós-graduação, aulas práticas e treinamentos envolvendo peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos não humanos, devem ser protocolados e encaminhados para apreciação da CEUA  antes de serem realizados.

Se você é orientador de um projeto envolvendo animais ou coordenador de um grupo de pesquisa na área, fique atento aos documentos, instruções e prazos para a submissão da sua pesquisa.

A partir de setembro de 2015, somente serão avaliados pela CEUA/ULBRA os projetos submetidos via plataforma eletrônica. Projetos atendendo pendência seguirão o trâmite anterior. Para submissão, seguir o link: www.ceua.ulbra.br

1. Geral

 

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431.7677 · E-mail: