Página Inicial » Infraestrutura e Serviços » Laboratórios   »Laboratório de Leitura e Produção Textual

Laboratório de Leitura e Produção Textual

Laboratório de Leitura e Produção Textual

Laboratório de Leitura e Produção Textual
Horários de atendimento 2015/1:

  • 2° Feira: Das 18h30 às 22h;
  • 3° Feira: Das 14h às 19h;
  • 4° Feira: Das 14h às 19h;
  • 5° Feira: Das 14h30 às 18h30;
  • 6° Feira: Das 14h às 17h.

"Pensar incomoda como andar à chuva
Quando o vento cresce
e parece que  chove  mais" (Fernando Pessoa, ele mesmo)

Laboratório de Leitura e Produção Textual é um importante suporte pedagógico para o nivelamento dos acadêmicos do CEULP/ULBRA. Nele, o CEULP/ULBRA disponibiliza professores para atenderem a alunos de todos os cursos, gratuitamente, com a intenção de tornar os discentes aptos a lerem, compreenderem e produzirem textos adequadamente e com desenvoltura. Assim, espera-se que eles concluam o terceiro grau com a consciência de que comunicar, ou seja, falar, compreender e produzir texto de forma adequada é fundamental para obter sucesso em todas as áreas do conhecimento.

Este projeto tem como público-alvo prioritário os discentes que apresentam dificuldades mais sérias em termos de leitura, compreensão, interpretação e produção de textos orais e escritos. Duas professoras do Curso de Letras têm atendido em horários distintos para atingirem maior quantidade de interessados. Além delas, geralmente monitores, que são selecionados a partir de edital interno, colaboram com os colegas.

Objetivos Geral
  • Desenvolver habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção textual a fim de aperfeiçoar a comunicação oral e escrita.
Específicos
  • Ler, compreender e interpretar textos de distintos gêneros;
  • Reconhecer desvios gramaticais e problemas de coesão e coerência no próprio texto;
  • Desenvolver habilidade de correção e refacção do próprio texto;
  • Compreender e interpretar adequadamente textos de diferentes gêneros, especialmente os argumentativos;
  • Identificar os principais gêneros textuais que circulam na realidade.
Atendimento

O aluno comparece nos horários definidos para o que não é preciso agendar ou inscrever-se. O atendimento do laboratório é realizado de acordo com as necessidades individuais dos participantes. Quando tais necessidades são comuns ao grupo presente, as atividades são realizadas coletivamente. Se o acadêmico demonstra incerteza por onde começar, a professora propõe leitura de texto, seguida de conversa ou debate a partir de questões de compreensão e complementa com atividades de interpretação textual. Na segunda parte, o acadêmico produz texto escrito, seguido de correção e refacção do próprio texto com ajuda da docente.

CEULP/ULBRA - Teotônio Segurado, 1501 Sul - CEP 77.019-900 - Palmas/TO
Telefone: (63) 3219-8000 · E-mail: