Jornalismo Esportivo: da relação com as fontes aos bastidores do futebol

Apresentação
O Esporte é uma das principais editorias jornalísticas de sites, jornais, emissoras de rádio e TV. Embora atenda às designações da profissão, o Jornalismo Esportivo, como todo segmento especializado, tem suas características e desafios próprios. A editoria é grande geradora de postos de trabalhos nas redações e atrai a atenção e o interesse de muitos estudantes de Comunicação.
O curso propõe o debate e a reflexão sobre a área e também a experiência da vivência prática. Vai mostrar as peculiaridades da atuação do jornalista nesta área, além de abordar os desafios, oportunidades e as tendências do campo diante dos avanços tecnológicos. A partir da experiência dos ministrantes e de convidados especiais, a atividade busca aproximar as temáticas práticas e teóricas do Jornalismo Esportivo.

Objetivos
Promover o debate sobre as características do Jornalismo Esportivo e os rumos do segmento diante dos avanços tecnológicos. Proporcionar aos participantes a experiência da vivência prática da profissão e a reflexão sobre os aspectos teóricos da área.

Público-alvo
Jornalistas, radialistas, estudantes de Jornalismo e comunidade interessada no tema.

Programas
1. Jornalismo Esportivo na Prática
2. O repórter e a busca por informação
3. O esporte e o campo científico
4. Transmissão de jogos em diferentes plataformas (TV, Internet e Rádio)
5. Os rumos do Jornalismo Esportivo
6. Prática e avaliação

Ministrantes
Fabiano Baldasso:
Jornalista, tem 20 anos de experiência no Jornalismo Esportivo. Cobriu os principais eventos esportivos como Copa do Mundo, Copa América e Olimpíada. Desde 1996 acompanha as equipes do Internacional e do Grêmio em competições nacionais e internacionais. Com passagem pela Rádio Gaúcha e pioneirismo na assessoria de imprensa esportiva, é comentarista no Grupo Bandeirantes e colunista dos jornais do Grupo Editorial Sinos. Tem forte atuação nas redes sociais.

Bruna Provenzano
Mestranda em Comunicação Social pela PUC-RS, especialista  em Jornalismo e Convergência de Mídias e graduada em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela  Universidade Feevale (2009). Atua na Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH). É editora do suplemento NH na Escola, publicado em parceria com o Jornal NH (Grupo Editorial Sinos). Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Jornalismo, Educação e Esporte.

Modalidade Presencial
Carga Horária 8 horas
Período De 16/04/2016 a 16/04/2016
Horário Sábado (das 9hs às 12hs e das 13h30 às 17hs
Inscrições De 14/07/2015 a 15/04/2016
Vagas 30
Investimento Forma de pagamento
Registre interesse na próxima turma
ULBRA Porto Alegre - R. Voluntários da Pátria, 9, Centro Histórico, Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Telefone: (51) 3227.8801 - (51) 3286.5380 · E-mail:
tempo: 0.0766
Memoria: 4.95MB