Feira de Empresas
Prática de exercícios físicos ajuda na capacidade funcional
Desempenho para a realização das atividades do cotidiano
![Garlipp: doutor em Ciências do Movimento Humano Garlipp: doutor em Ciências do Movimento Humano](https://www.ulbra.br/upload/ed9f3ae7b6c7a038b2f5a17b858d9ce0.jpg)
Dentre os inúmeros benefícios que a prática de exercícios físicos promove, um dos principais é a proteção da capacidade funcional em todas as idades. Por capacidade funcional entende-se o desempenho para a realização das atividades do cotidiano ou atividades da vida diária, explica o professor doutor Daniel Carlos Garlipp. "Nesse sentido, um estilo de vida fisicamente inativo pode ser causa primária da incapacidade para realizar uma atividade de vida diária de forma eficaz", garante o coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Ulbra Canoas. Ele apresentou o tema na manhã desta terça-feira, 22, no Living Lab Ulbra - Feira de Empresas e Empregabilidade, para 500 estudantes.
Um programa de exercícios físicos regulares pode promover mudanças quantitativas e qualitativas voltadas à saúde e ao desempenho, diz Garlipp. "Alterações na forma de realização do movimento, aumentos na velocidade de execução das tarefas, a adoção de medidas de segurança para realizar a tarefa são algumas dessas mudanças", fala o especialista em Fisiologia do Exercício. Acrescenta que os exercícios físicos promovem melhoras na aptidão física, que são entendidas como a capacidade de realizar as atividades do cotidiano com vigor e energia, diminuindo os riscos de desenvolver doenças ou condições crônico-degenerativas, associadas a baixos níveis de atividade física.
A prática de exercícios físicos também promove a melhora da composição corporal, a diminuição de dores articulares, o aumento da densidade mineral óssea, a melhora da utilização de glicose, e do perfil lipídico, enfatiza. Também o aumento da capacidade aeróbia, a melhora de força e de flexibilidade e a diminuição da resistência vascular. "Como benefícios psicossociais encontram-se o alívio da depressão, o aumento da autoconfiança e a melhora da autoestima", conclui o também doutor em Ciências do Movimento Humano.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
17
JANBEM-ESTAR ANIMAL Saiba o que fazer com os pets neste calorão -
16
JANRESPONSABILIDADE SOCIAL Ulbra passa a usar energia renovável nas 18 unidades -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas
Últimas notícias
-
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos