Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Escritório Junior de Arquitetura e Tecnologia - ARQTEC

Escritório Junior de Arquitetura e Tecnologia - ARQTEC

O Arqtec é um projeto de extensão universitária que presta assistência técnica gratuita à população que não pode arcar com este serviço. Colabora para a extensão, pesquisa e ensino através da garantia de uma vivência profissional complementar à prática projetual, visando ao tratamento de problemas da população local, bem como estudos sobre desenvolvimento regional integrado, avaliação de processos e metodologias de intervenção. Objetiva projetos de habitação de interesse social (HIS) para a população de Santa Maria, bem como outras cidades do estado do Rio Grande do Sul, oportunizando qualidade às soluções arquitetônicas envolvendo os aspectos estéticos, funcionais e tecnológicos. A metodologia aplicada ao projeto divide-se em quatro etapas: seleção, investigação / diagnóstico, capacitação e avaliação.

As metodologias de intervenção serão propostas por alunos e professores a fim de complementar a formação do discente do curso de Arquitetura e Urbanismo por meio do exercício de atividades práticas projetuais e oportunizar a vivência de realidades específicas das comunidades assistidas pelo Arqtec. O escritório júnior tem como público-alvo, a demanda provinda de cliente filantrópico e/ou público de comprovado restrito poder aquisitivo, mas de alto interesse social, desassistidos pelo mercado profissional formal, no contexto de Santa Maria e demais cidades do estado do Rio Grande do Sul.

O público-alvo terá acesso ao Arqtec através de agendamento junto ao escritório na unidade da Ulbra Santa Maria. A fim de colaborar com o programa comunitário de desenvolvimento regional, estimam-se, como aspectos quali-quantitativos, os seguintes resultados: quantitativos, estimamos o envolvimento da comunidade acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, representada pelos alunos atuantes no escritório juntamente com a comunidade abarcada pelo projeto; quanto aos qualitativos, no campo do conhecimento, acredita-se que a vivência proporcionada por este projeto fortalece a troca de referências culturais populares e acadêmicos, no intuito de complementar-se. Para a comunidade, a qualidade arquitetônica é proposta à população de baixa renda, dentro de seus contextos e limitações, e, para o acadêmico, a contribuição para sua formação integral.

ULBRA Santa Maria - BR 287, Km 252 · Trevo Maneco Pedroso · Bairro Boca do Monte · CEP 97170-000 ·
Endereço da Caixa Postal 21834 · CEP 97020-970 · Santa Maria/RS
Telefone: (55) 3214-2333 · E-mail: