DE OLHO NO MERCADO
Irrigação de paisagismo é tema de aula prática na Ulbra
Capacitação com empresa multinacional mostrou uso de sistemas em gramados
Estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Mecânica, Arquitetura e Engenharia Mecânica Automotiva da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) aprenderam sobre sistemas de irrigação para jardins e gramados. A aula prática, que ocorreu nesta terça-feira (7) no campus Canoas, foi realizada pelos representantes das empresas Hidro Sistemas, de Canoas, e pela americana Rain Bird, que atua em mais de 130 países e é líder mundial na fabricação e fornecimento de produtos e serviços de rega.
Os acadêmicos receberam treinamento sobre irrigação para jardins e gramados, noções de projetos e dicas de boas práticas em instalação e manutenção de sistemas. "É importante essa atualização na formação. Eles aprenderam sobre aspersores, válvulas, componentes e sobre produtos inovadores. Hoje, por exemplo, temos sistemas inteligentes por bluetooth que controlam a quantidade de água e contribuem para deixar as plantas mais saudáveis", explicou o professor das Engenharias que coordenou a atividade, Eduardo Pedro Eidt.
A gerente de área da Rain Bird, Taís Paludo, abordou a variedade de produtos que existem no mercado e a importância do profissional entender a diferença do que deve ser usado na agricultura, nos jardins ou campos esportivos. "Os controladores são o cérebro da irrigação que definem o horário e por quanto tempo deve funcionar a rega. Há equipamentos que têm um raio de alcance maior. Tudo depende de cada projeto", comentou. Para a gestora, treinamentos como esse permitem que o estudante tenha uma dimensão de diferentes formas de atuação. "Desde a pandemia, o mercado do paisagismo está em ascensão e vem dobrando a cada ano. Nem sempre as faculdades trazem essa oportunidade de aprendizado sobre irrigação de paisagismo e esse é um excelente campo de trabalho."
Qualificação para o negócio
Proprietário de uma produtora de mudas de hortaliças e formando do curso de Agronomia, Cristiano Jaeger, 37 anos,já atua na área há mais de 10 anos e utiliza sistemas de irrigação automatizados. "Vim conhecer mais sobre dimensionamento e o funcionamento de sistemas setorizados. Já vou usar algumas dicas sobre conectores que peguei. A evolução tecnológica que se vê é muito interessante, pois os sistemas mais modernos oferecem melhor eficiência. As mudas se desenvolvem melhor com a irrigação certa e isso impacta na qualidade do produto final", afirmou. Já o acadêmico de Engenharia Mecânica Guilherme Batista Silva, 25 anos, ressaltou a integração que foi possível com profissionais de empresas reconhecidas mundialmente, contribuindo para um melhor networking. "Aprendi mais sobre a área e termos técnicos que vemos muito em engenharia. As conexões que fazemos nestes cursos na Universidade são fantásticas, pois podem nos trazer oportunidades futuras de trabalho", destacou.
Janice Silva
Assessoria de Comunicação Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
-
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School
Últimas notícias
-
04
DEZEducação conectada ao território. Direito da ULBRA Santa Maria publica livro "Conectando Comunidades" Vol.III -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra -
26
NOVERA DIGITAL Painel debate impactos da Inteligência Artificial no Direito -
26
NOVTRANSFORMAÇÃO SOCIAL Fundação Ulbra lança projeto Mundo Azul






