Competição numérica 22/11/2022 16:00

Olimpíada de Matemática agita estudantes de Sapucaia do Sul

Colégio Ulbra São Lucas promove a terceira edição da competição
Ulbra/Divulgação
Ulbra/Divulgação Foto: Premiados de edições anteriores

Com 133 alunos já inscritos, de seis escolas diferentes de Sapucaia do Sul, o Colégio Ulbra São Lucas promove a terceira edição da Olimpíada de Matemática. A competição numérica ocorre com provas presenciais no dia 23 de novembro, das 13h30min às 16h. A grande novidade desta edição é que a atividade, que era aberta a estudantes do 6º ao 9º ano, em 2022 está ampliada e alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental também irão participar. Os dez alunos mais bem colocados em cada modalidade recebem certificado de destaque, e os três melhores recebem medalhas (Ouro, Prata e Bronze). O colégio que fizer o maior número de pontos recebe o Troféu de Escola Destaque.

A iniciativa é da direção e de professores de Matemática do Colégio Ulbra São Lucas. A primeira edição foi no ano de 2019. Em 2020, com o agravamento da pandemia, a Olimpíada não foi realizada. Porém, no ano de 2021, a segunda edição foi online, com os alunos realizando as atividades em suas casas, pela internet. Nesse formato, participaram escolas de várias cidades e até de outros estados do Brasil.

Talentos

Conforme o diretor do Colégio Ulbra São Lucas, Éverton Vargas, a Olimpíada de Matemática é uma competição que visa estimular os alunos no estudo da Matemática e no desenvolvimento do raciocínio lógico, valorizando os talentos da área das ciências exatas, com premiação e certificação. "O evento também busca valorizar e reconhecer o trabalho dos professores de Matemática, que se dedicam, no dia a dia de seu fazer pedagógico, a levar até os alunos o conhecimento das fórmulas, dos cálculos e de toda a complexidade desta área tão importante para a vida de todos", enfatiza o diretor.

A Olimpíada, acrescenta Vargas, é um sucesso de participação de alunos, que se empenham muito na realização das provas. "As cerimônias de premiação são revestidas de muita emoção e felicidade, com a presença dos professores, equipes diretivas e familiares dos estudantes premiados", afirma.

Os alunos do Colégio Ulbra São Lucas estiveram em todas as edições, obtendo excelente desempenho. "Como somos os organizadores do evento, não participamos como concorrentes ao Troféu Escola Destaque, ficando essa premiação para disputa entre os colégios convidados", explica o diretor Éverton.

SAIBA MAIS

COMO OCORREM AS PROVAS?
A Olimpíada consiste em 12 questões, sendo dez objetivas e duas dissertativas por nível.
É dividida em três níveis com estudantes do Ensino Fundamental:

*         Nível 1: 4º e 5º anos
*         Nível 2: 6º e 7º anos
*         Nível 3: 8º e 9º anos
*         Ao se inscrever, os alunos podem escolher se querem participar na modalidade Individual ou em Duplas.
*         As provas presenciais são realizadas no Colégio Ulbra São Lucas, com direito ao uso de calculadora, porém sem direito a consultar dispositivos tecnológicos ou materiais impressos.

Inscritas em 2022
Seis escolas de Sapucaia do Sul:
*         Colégio Ulbra São Lucas
*         EMEF Afonso Guerreiro Lima
*         EMEF Júlio Casado
*         EMEF Marechal Bitencourt
*         EMEF Primo Vacchi
*         EMEF Tiradentes

Troféus
*2019 - EMEF Marechal Bitencourt. Foram seis escolas e 145 alunos inscritos.
*2020 - Não houve competição por causa da pandemia.
*2021 - Edição online: Colégio Ulbra São João, de Canoas-RS. Houve 237 participantes de 17 escolas de Sapucaia do Sul, Canoas, Tocantins e Ji-Paraná.

Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824

Fale conosco