Esta terça-feira, 28, foi marcada pela abertura oficial da Ideathon, maratona de ideias da Ulbra com o apoio da Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech). A abertura foi transmitida às 18h, através de live na página do evento, com apresentação do diretor de Inovação da UlbraTech, Márcio Machado, e os representantes da comissão organizadora, Letícia Grigoletto e Fernando Batistella. As inscrições para a maratona estendem-se até o dia 4 de maio, e, até o momento, já conta com 354 participantes confirmados.
A transmissão, que foi acompanhada e traduzida por intérpretes de Libras, iniciou com boas-vindas aos competidores, organizadores e mentores. Machado reforçou os agradecimentos. "Um evento como esse só é possível quando feito a muitas mãos, cabeças e esforço coletivo". O diretor também lembrou das atividades pré-evento, que durante toda a semana promoveu palestras online com temáticas voltadas ao empreendedorismo, rumos da arquitetura e design depois da pandemia, startups, entre outros.
O diretor de Inovação da parceira Sispro e um dos organizadores do evento, Fernando Batistella, ficou a cargo de explicar as funcionalidades das plataformas virtuais Google Classroom e Ideabox, onde as atividades devem ser desenvolvidas.
Batistella destacou que todos os participantes receberão um e-mail com um convite para criar o seu login na ferramenta Ideabox. "A Ideabox funciona como uma rede social especialmente criada para processos criativos de Ideação. Lá, você poderá postar ideias, curtir, seguir e contribuir com os demais participantes."
Para saber mais sobre as categorias da maratona e se inscrever, clique aqui.
Ideathon Kids
Também na tarde de terça-feira, às 15h, foi oficialmente iniciada a maratona Ideathon Kids, destinada ao público infanto-juvenil. As inscrições também seguem abertas até o dia 4. Já são cerca de 180 participantes inscritos, divididos em 26 equipes.
Márcio Machado e Letícia Grigoletto realizaram a transmissão da live de abertura, também acompanhada por tradução em Libras. Durante o vídeo, Machado frisou a importância da comunicação entre os participantes e o quanto isso contribui para o surgimento de ideias criativas. "O nosso propósito é unir pessoas que queiram melhorar a qualidade de vida da população frente ao novo Coronavírus, utilizando a criatividade e imaginação."
O Ideathon Kids funcionará seguindo três importantes passos: em um primeiro momento, os competidores devem estudar e definir um problema ou desafio. Após, gerar ideias e, em conjunto, selecionar a melhor. Por fim, as equipes finalmente poderão colocar a mão na massa para produzir o conteúdo final. Por ordem, todas as equipes devem conter dois adultos supervisores.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.