Entre esta quarta e a sexta-feira, de 4 a 6 de maio, Porto Alegre irá receber a primeira edição brasileira do South Summit, maior feira de inovação do Sul da Europa. A Ulbra participará com um estande do Parque Tecnológico Ulbratech, no Cais Mauá, onde acontecerá o evento. O convite para a participação da Ulbra partiu da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, que reservou no evento um espaço dedicado aos parques tecnológicos da região.
Segundo o diretor do Ulbratech, Alexandre Dias Stroher, o evento será importante para fortalecer o ecossistema de inovação do nosso Estado, que já é uma referência nacional em desenvolvimento de startups. Stroher diz, ainda, que a presença do Ulbratech e da Universidade é importantíssimo, porque são atores que fomentam o empreendedorismo e a inovação e que criam a conexão com entidades públicas, empresas, sociedade e instituições de ensino, formando o conceito da quádrupla hélice, gerando inovação de forma colaborativa. "A Ulbra, como instituição de ensino, tem papel fundamental nessas conexões e de fortalecimento desse ecossistema de inovação, formando novos talentos que atendam a demanda das startups e de outras organizações públicas ou privadas", completou.
South Summit
O evento nasceu em 2012, em Madri, na Espanha, com a intenção de fomentar o empreendedorismo e a inovação em um país afetado pela crise econômica. Através de cursos, palestras e painéis, o South Summit foca em um futuro de oportunidades sustentáveis, além de já ter gerado mais de oito bilhões de euros em investimentos através da competição de startups.
Com o evento principal acontecendo anualmente em Madri, a feira já se expandiu para Bilbao e, agora, para Porto Alegre. Através da iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Alegre, o hub de inovação promete alavancar a imagem internacional da capital gaúcha como polo de desenvolvimento tecnológico.
Douglas Braga
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.