ULBRA CARAZINHO
Professores participam de Encontro de Engenharia de Produção
O encontro foi realizado na cidade de Bento Gonçalves
Aconteceu neste mês de outubro, em Bento Gonçalves o XXXII ENEGEP, que é o maior Congresso de Engenharia de Produção do Brasil, organizado pela ABEPRO. Os professores do curso de Engenharia de Produção da ULBRA Carazinho, Fabio Redin e Mario Mello, foram convidados pela organização do evento e ministraram, no Congresso, curso sobre Liderança e Sustentabilidade na Engenharia de Produção. O curso teve todas as vagas preenchidas nos primeiros dias de inscrição, e contou com participantes, entre acadêmicos e professores, do Rio de Janeiro, Amazonas, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul.
Referente a um dos assuntos abordados no evento, o professor Mario destacou que a Liderança Sustentável não é apenas mais um diferencial nas empresas e sim a própria sobrevivência delas, pois este líder conjuga resultados econômicos, sociais e ambientais. “Na Engenharia de Produção, este profissional está cada vez mais procurado no mercado, pois as empresas estão se dando conta da importância de valorizar as questões e as práticas sustentáveis. É preciso investir na educação desses profissionais e desenvolver novos líderes com características sustentáveis”, ressaltou o professor da Universidade.
Mario salienta que quatro propósitos principais são necessários e esperados para um profissional trilhar o caminho da Liderança Sustentável: 1) Coragem para enfrentar resistências e romper barreiras; 2) Crença firme e coerência entre discurso e atitudes; 3) Inserir o tema sustentabilidade na cultura da empresa e; 4) Ter visão coletiva e acreditar nas pessoas identificando oportunidades e criando soluções.
A análise de realidades complexas das organizações, com a competitividade acirrada no mercado, não pode mais ser feita com raciocínio simplista, mas sim com uma visão muito mais ampliada. Essa visão sistêmica, onde está incluso o desenvolvimento sustentável, necessária aos profissionais da Engenharia de Produção é muito enfatizada e abordada com nossos acadêmicos durante o curso, disse o professor de engenharia da ULBRA.
Notícias relacionadas
-
04
MARENCONTRO Presidente da CIC Caxias visita a Ulbra Canoas -
02
MARCOMEÇO DAS AULAS Ultec School inicia atividades com acolhimento e proposta de ensino prático -
28
FEVFUTURO Ultec inicia semana de boas-vindas com programação especial para alunos -
23
FEVINTERCÂMBIO Acadêmica de Medicina da Ulbra realiza estágio observacional em Portugal
Últimas notícias
-
20
FEVPALAVRA DO PRESIDENTE Quando a educação constrói futuros -
13
FEVFORMAÇÃO PEDAGÓGICA Rede de Escolas da Ulbra dá início às atividades de 2026 -
09
FEVINÍCIO DO ANO LETIVO Acolhimento, música e confraternização marcam o retorno às aulas -
09
FEVPRESIDENTE DA ULBRA Carlos Melke defende que é preciso focar no futuro e na boa educação


